SETEMBRO 2020

SETEMBRO 2020

MAURICIO FLÓREZ em BOLERO - FLÓREZ PARA RAVEL SESC AO VIVO 29/09 terça, 21h30 Dança em casa com o Sesc Instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp Se diz que o Bolero de Ravel está sendo escutado sempre por alguém em algum lugar do mundo. A coreografia de ar flamenco, confere protagonismo ao movimento das mãos, gerando imagens que insinuam pinturas e esculturas do período barroco da arte para evocar interpretações viscerais e femininas da história da dança.

SETEMBRO 2020

SETEMBRO 2020

FABRÍCIO LICURSI em DANÇA PRA ESQUECER O VÔ SESC AO VIVO 22/09 terça, 21h30 Dança em casa com o Sesc Instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp dança pra esquecer o vô – é um estudo corporal que permeia a dança e o teatro evocando a memória e o esquecimento de Antonio Marcondes. Carrega em sua origem um estudo do livro “A água e os sonhos” de Gaston Bachelard e uma investigação corporal do sistema esquelético e do sistema dos fluídos presente no corpo humano.

SETEMBRO 2020

SETEMBRO 2020

CORPO SUA AUTOBIOGRAFIA De: Renata Carvalho Direção: Cibele Appes e Renata Carvalho 11/09, sexta, 20h Sesc Pompeia/ Canal Youtube Projeto Desmontagem youtube.com/sescpompeia "Corpo sua autobiografia" é um documentário que mostra um corpo em isolamento social e familiar, mas o distanciamento não é provocado pelo coronavírus, e sim por ser uma travesti. Renata Carvalho é uma personagem de si mesma, sua voz nos narra a historicidade/ transcestralidade do seu corpo e a transfobia estrutural.

SETEMBRO 2020

SETEMBRO 2020

ELIANA DE SANTANA em AGNES&ALICE SESC AO VIVO 01/09 terça, 21h30 Dança em casa com o Sesc Instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp A referência a Agnes Martin (pintora) e Alice Coltrane (pianista e compositora), apresenta duas mulheres artistas que escolheram o isolamento e a busca interior para trabalhar em suas respectivas obras. Em “Agnes & Alice”, a busca pelo esvaziar-se resulta na construção de um corpo/espaço traduzidos como permanência, feminino, vazio, abolição, desnudamento.

OVÁRIAS Mulheres em Cena

OVÁRIAS Mulheres em Cena

A quinta edição está com a programação toda ON-LINE, ocupando todas as plataformas e redes sociais! OVARIAS vem chegando animada e com mais sangue nos olhos do que nunca! Vem com a gente! Divulgue nossa programação!! Contribua com nossa vakinha. Clique na imagem para acessar: ocupacaoovarias.com.br/

FarOFFa no Sofá

FarOFFa no Sofá

FarOFFa no Sofá é a versão digital da Faroffa! Nesta edição convidamos o público a sentar no sofá de suas casas, sim, no sofá, de forma bem confortável! Para esta edição da Faroffa, nos juntamos —artistas, produtores e técnicos— para arrecadar fundos aos que passam necessidades nesta pandemia: o backstage da cena teatral e instituições que dão apoio a pessoas de extrema vulnerabilidade e que estão sem trabalho e sem perspectiva de projetos futuros. Serão 6 dias de intensa programação!

AGOSTO 2020

AGOSTO 2020

SOPRO Cacá Carvalho na novela de Luigi Pirandello Parte do espetáculo "A Poltrona Escura". 28 e 29/08 (sex e sáb) 21h 30/08 (dom) 20h Exibição ao vivo da Sala Jardel Filho/ Centro Cultural São Paulo Canal do YouTube.com/corporastreado “O Sopro" é uma novela escrita por Luigi Pirandello em 1931. Faz parte daquele grupo de novelas negras escritas por Pirandello onde o exercício da fantasia e do humor negro e o grotesco se fazem presente para revelar o misterioso e o desarmônico do homem.

AGOSTO 2020

AGOSTO 2020

DUDUDE HERRMANN em DANÇAS GUARDADAS PELA CASA SESC AO VIVO 27/08 quinta às 21h30 Dança em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp Composição em tempo presente pelos cantos, pelos espaços de uma casa guardam coisas de um tudo. A casa escuta, olha e sente seus habitantes Em qual dos cantos guardam-se danças? A casa às vezes se deixa dançar e assim seus habitantes podem flutuar e creditar nos tempos vindouros.

AGOSTO 2020

AGOSTO 2020

LUIS ARRIETA em CASA TOMADA SESC AO VIVO 25/08 terça, às 21h30 Dança em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp Casa tomada presença das danças que dela nasceram que a possuem que a habitam danças que habitam a casa tomada danças que me habitam

AGOSTO 2020

AGOSTO 2020

21 AÇÕES PARA MULHERES & PLANTAS Marina Guzzo De 21/08 a 10/09 Às 20h30 Nas redes sociais do Sesc Santos @sescsantos e YouTube.com/sescemsantos 21 ações para mulheres e plantas é uma série de mini-vídeos dança realizadas por 24 artistas, das artes-vivas, que estão confinadas no momento da pandemia pelo SARS COv-2 na região da Baixada Santista. (clique na imagem para acessar o link)

AGOSTO 2020

AGOSTO 2020

MARINA GUZZO em FLORESTA SESC AO VIVO 18/08 às 21h30 Dança em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp Como num sonho pandêmico, a proposta dessa live/performance é criar uma sala de casa Em floresta, como no quadro SONHO de Henri Rousseau, pintado em 1910. Com uma Coreografia com plantas e objetos, que toma como base o pluralismo e a riqueza da cultura Popular brasileira, a dramaturgia das ações se baseia em princípios da agricultura sintrópica (ou agrofloresta sucessional).

JULHO 2020

JULHO 2020

AQUELES DOIS com CACÁ CARVALHO FESTIVAL #CULTURAEMCASA Live 19/07, domingo 21h30 No YouTube, Facebook e na plataforma: www.culturaemcasa.com.br > clique na foto para acessar o link

JULHO 2020

JULHO 2020

PEQUENO TEATRO DO MUNDO em ONHEAMA, A INFÂNCIA DE UM GUERREIRO SESC AO VIVO 11/07 às 12h Em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp Ópera infanto-juvenil do compositor brasileiro contemporâneo João Guilherme Ripper, conta a história épica de um guerreiro indígena, suas tradições, lendas e origens amazônicas. A obra conta a saga do jovem guerreiro Iporangaba que foi escolhido pelo Xamã para resgatar Guaraci, o sol que foi engolido pela onça Xivi.

JULHO 2020 ((online))

JULHO 2020 ((online))

ANA CATARINA VIEIRA e ANGELO MADURERIRA SOMTIR ON-LINE EM LIVE 02/07 às 16H Biblioteca Mário de Andrade na Quarentena instagram @bibliotecamariodeandrade Os links estarão disponíveis na bio da Biblioteca no dia do evento.

JULHO 2020 ((online))

JULHO 2020 ((online))

KEY SAWAO e RICARDO IAZZETTA em DANÇA DO DIA SESC AO VIVO 02/07 às 21h30 Dança em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp

JULHO 2020 ((online))

JULHO 2020 ((online))

ANA CATARINA VIEIRA e ANGELO MADURERIRA em OUTRAS FORMAS 20 ANOS SESC AO VIVO 25/06 às 21h30 Dança em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp Já se passaram 20 anos...desde que a dança popular e o bale clássico, cruzaram nossas vidas. Nessa live vamos mostrar fragmentos dos trabalhos que compõe a trajetória dessa parceria. Ritmos populares, danças, passos, instrumentos e música, um mix de técnica e ritmo, pra mostrar um pouco do que é nossa linguagem do Passo Patrimônio.

JUNHO/ JULHO 2020 ((online))

JUNHO/ JULHO 2020 ((online))

PEÇA |on line| De Marat Descartes, direção Janaína Leite 20/06 a 31/07 Qui a dom, 21h Onde: youtube.com/corporastreado _gratuito// só entrar no link Peça” é um solo criado durante a pandemia para ser assistido on-line, grátis. Na obra, Marat Descartes entrelaça narrativas pessoais a questões do Brasil de hoje: o isolamento social, a suspensão do tempo, a crise de sentidos e o desejo de um novo futuro. Peça realizada com o apoio da 9ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro de SP

JUNHO 2020 ((online))

JUNHO 2020 ((online))

VII Forinho da Balangandança Cia Com 23 anos de carreira e uma referência em dança contemporânea para crianças, A Balangandança Cia disponibiliza espetáculo e promove atividades online na sétima edição do Forinho para discutir corpo e infância. As ações vão de 13 a 27 de junho. Todas as atrações são gratuitas e podem ser conferidas pelo Zoom após inscrição prévia pelo site balangandança.com.br _ clique na foto para acessar o link

JUNHO 2020 ((online))

JUNHO 2020 ((online))

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS, RAINHA DO CÉU || ON LINE E se Jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti? 11/06 // Corpus Christi 20h Com Renata Carvalho De Jo Clifford Traduzido e dirigido por Natalia Mallo Realização Corpo Rastreado A transmissão do espetáculo será aberta e a arrecadação será revertida para iniciativas de fortalecimento e assistência social à pessoas transvestigêneres. Para assistir no canal: youtube.com/corporastreado Infos no Sympla, clique na imagem para o link

JUNHO 2020 ((online))

JUNHO 2020 ((online))

CACÁ CARVALHO em "O CARRINHO DE MÃO" in "A POLTRONA ESCURA" Direção: Roberto Bacci SESC AO VIVO 01/06 às 21h30 Teatro em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp De Luigi Pirandello, Cacá Carvalho dá voz e corpo aos personagens de Pirandello (1867-1936). São três histórias do escritor italiano: a de um solitário viúvo, a do famoso advogado e seu inconfessável prazer e, por fim, a do homem que tem nas mãos um misterioso poder.

MAIO 2020 ((online))

MAIO 2020 ((online))

LAVÍNIA PANNUNZIO em ELIZABETH COSTELLO Direção Leonardo Ventura SESC AO VIVO 25/05 às 21h30 Teatro em casa com o Sesc instagram @sescaovivo youtube.com/sescsp Inspirado na obra do escritor sul-africano J.M Coetzee. A peça discorre sobre temas como os direitos dos animais, a filosofia, a poesia, as humanidades, a antiguidade clássica e a natureza.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

FarOFFa Circuito Paralelo de Artes de São Paulo De 10 a 15 de março acontecerá na capital paulistana uma maratona de artes cênicas com mais de 50 obras que se apresentarão do amanhecer à meia noite. Pra cair na FarOFFa o público paga O QUE PUDER E QUANTO QUISER. Confira a programação completa em: www.faroffa.com.br

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: ADIADO// RUÍNAS DE UM FUTURO EM DESAPARECIMENTO Flavia Pinheiro De 19 a 22/03 Quinta a sábado, 20h30 Domingo, 17h30 SESC AVENIDA PAULISTA Flavia Pinheiro estreia em SP Ruínas, que investiga o corpo e sua obsolescência programada como um vestígio arqueológico de um futuro falido. Procedimentos coreográficos que ensaiam tentativas de desparecer: evaporar, flutuar, morrer, dilacera-se, transpirar, dançar no contexto atual: um cemitério assombrado pelos nossos cadáveres.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

RUÍNAS DE UM FUTURO EM DESAPARECIMENTO Flávia Pinheiro Compartilhamento de Ruínas |Oficina com os procedimentos da perfomance| 10 a 13/3, terça a sexta, 10h às 13h R$25,00 (int) Hecatombe | Abertura de Processo Com Carolina Bianchi, Carolina Nóbrega, Juliana Moraes e Coletivo Cactus Dias 10 a 10 a 13/3, terça a sexta, 14h às 17h gratuito Inscrições para ambas atividades até 06/06 pelo e-mail: oficinas@avenidapaulista.sescsp.org.br SESC AVENIDA PAULISTA

MARÇO 2020

MARÇO 2020

IARA SOLO PARA MULTIDÃO DE PEIXES Marina Guzzo Dias 13, 14 e 15/03 Sex 16h30 Sáb e dom 17h SESC 24 DE MAIO O gesto do mergulho como princípio para toda ação. A profundeza como estado feminino. Imersão e pausa. Tempo de se esperar. E recomeçar. Fazer as águas todas dançarem. E encontrar caminhos para o que não tem lugar. Ser mulher, ser polvo. Encantar e ser encantada por uma multidão de peixes, para além do plástico e do terror. Trabalho feito com afeto e colaboração de muita gente.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

RIR INTERVENÇÃO SEGUNDO MOVIMENTO Keyzetta e Cia Dias 05 e 06/03 Quinta e sexta, 20h SESC POMPEIA A key zetta e cia. leva sua pesquisa do humor e do riso por meio do corpo para o espaço público em intervenção itinerante. Questionam o que se passa nos corpos e no espaço quando o riso ri no lugar aberto, público. Os dançarinos investigam os múltiplos sentidos que emergem com o humor e o contágio que o riso provoca ao se relacionar com diferentes ambientes e pessoas.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

THE GOSPEL ACCORDING TO JESUS, QUEEN OF HEAVEN Jo Clifford MIT Mostra Internacional de Teatro Dias 06 e 07/03 Sex e sáb, 21h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Dez anos depois de sua estreia na Escócia, a atriz e dramaturga Jo Clifford apresenta pela primeira vez seu monólogo em São Paulo. Neste ritual queer revolucionário, o pão é compartilhado, o vinho é bebido e Jesus (vivido pela artista) é recriado como uma transexual.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS RAINHA DO CEU Texto Jo Clifford Com Renata Carvalho Tradução e direção Natalia Mallo MIT Mostra internacional de Teatro Dia 08/03 Domingo, 18h30 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO E se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse travesti? O espetáculo é uma mistura de monólogo e contação de histórias em um ritual que traz Jesus ao tempo presente, na pele de uma travesti.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: CANCELADO// ÂNUS SOLAR Maikon K MITbr Mostra internacional de Teatro Dias 14 e 15/03 18h30 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Pequeno escrito surrealista do francês Georges Bataille, O Ânus Solar serve de inspiração para o trabalho de Maikon K, que cria uma espécie de ritual cênico a partir dos temas tratados no livro – como a crítica ao conceito de civilização e às regras sociais, além de um enfrentamento ao modo como lidamos com o prazer e a morte.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: CANCELADO// ZOO Macaquinhos MITbr Mostra internacional de Teatro Dias 14 e 15/03 Sábado, 19h Domingo, 17h CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA Baixos do Viaduto do Chá Uma festa mal acabada, rastros de intimidade pelo espaço e trechos de uma suruba musical carregam o ambiente. O mais recente trabalho do Macaquinhos é uma instalação performativa que desencanta os zoológicos humanos realizados em países colonizadores da Europa durante o século 20.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: ADIADO/ PESO BRUTO Jussara Belchior Dia 28/03 Sábado 20h Oficina Percepção e Empoderamento Dia 28/03, 10h às 14h SESC SOROCABA Peso Bruto é o trabalho solo da bailarina gorda Jussara Belchior que parte do estranhamento causado pelo corpo gordo na dança. É uma dança de resistência que questiona os padrões de beleza e comportamento na tensão entre formato e embalagem, aparência e conteúdo.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

ELIZABETH COSTELLO Lavína Pannunzio Direção Leonardo Ventura De 29/02 a 15/03 Sábados, 21h Domingos, 20h TUSP Rua Maria Antonia, 294 – São Paulo Elisabeth Costello é um projeto teatral sobre a obra homônima do escritor sul – africano J.M Coetzee. Para atravessar um enigmático portão, uma escritora deve apresentar à uma banca de juízes, uma declaração de crença. Ela discorre sobre temas como os direitos dos animais, a filosofia, a poesia, as humanidades, a antiguidade clássica e a natureza.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: CANCELADO// A PRÓXIMA ESTAÇÃO UM ESPETÁCULO PARA LER Cacá Carvalho FESTIVAL DE CURITIBA Dias 29 e 30/03 Domingo, 19h Segunda, 21h TEATRO PAIOL Praça Guido Viaro - Curitiba Em um espetáculo “para ler”, Cacá Carvalho está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal, cheio de ironias, poesias, conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: ADIADO// NAVALHA NA CARNE NEGRA Direção de José Fernando Peixoto de Azevedo. Com Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santo Dia 30/03 Segunda, 18h THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO Pça. Ramos de Azevedo A Sociedade Abolicionista de Teatro faz a montagem de um dos textos mais representativos do teatro brasileiro, Navalha na carne, de Plínio Marcos. A obra, que completou 50 anos, é tida como um clássico do “teatro marginal”: aquela cena que fazia ver a "escória da sociedade.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: ADIADO// PRESENTE! FEITO DA GENTE Balangandança Cia. Dias 20, 21 e 22/03 Sexta a domingo, 16h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Presente! Feito da gente é uma aventura de movimentos-danças e surgidas do encontro entre corpo e natureza, que abre espaço para o imaginário de forma lúdica, delicada e sensível. O espetáculo brinca com nossa maneira de ver e se relacionar com a natureza a partir de seus elementos e pequenos materiais que encontramos pelo caminho.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

BRINCOS E FOLIAS Balangandança Cia. Dia 05/03 Quinta, 14h30 FÁBRICA DE CULTURA SAPOPEMBA Dia 06/03 Sexta, 14h30 FÁBRICA DE CULTURA CURUÇÁ A televisão explodiu. E agora, o que fazer? O jeito vai ser arregaçar as mangas e entrar na brincadeira, redescobrindo o corpo, o prazer de dançar e inventar movimentos.

MARÇO/ JUNHO

MARÇO/ JUNHO

//EDIT: ADIADO// CABANINHA Balangandança Cia. De 17/03 a 09/06 Terças, 14h Inscrições por formulário e dias 6 e 7/3 na bilheteria do CCSP. Infos: balangandanca.com.br CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Esta residência artística compreende uma nova forma de encontro e investigação com crianças. A experiência dá a oportunidade da vivência com um mesmo grupo de crianças de 8 a 10 anos que vivem na cidade de São Paulo: com suas referências sobre corpo, natureza e seus imaginários.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

//EDIT: ADIADO// MOVIMENTO ATREVA-SE: JOGOS CONTRA O MACHISMO De 26 a 28/03 Quarta a sexta, 9h30 e 14h30 Sábado, 11h SESC ITAQUERA O Atreva-se! é um movimento feminista que tem como objetivo construir ferramentas para nomear e combater o machismo do cotidiano. Atividade aberta para todos frequentadores do Sesc que tenham interesse em discutir e refletir sobre a infância em seus mais variados aspectos a partir da ideia de educação integral, desenvolvida no Programa Curumim.

FEVEREIRO/ MARÇO 2020

FEVEREIRO/ MARÇO 2020

AS MÃOS SUJAS Texto de Jean-Paul Sartre Direção José Fernando Peixoto de Azevedo De 07/02 a 01/03 Sexta a domingo, 20h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO R. Vergueiro, 2020 Hugo é um jovem intelectual burguês que se engaja no Partido Comunista numa região ocupada pelo inimigo fascista. O líder do partido, Hoederer, propõe uma aliança com partidos conservadores, contra o ocupante. Seus companheiros se opõem a essa política de alianças e sua linha conciliatória e decidem eliminar o líder.

MARÇO 2020

MARÇO 2020

BLACK BRECHT Legítima Defesa De 31/01 a 01/03 Sextas e sábado, 21h Domingos, 20h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Rua Vergueiro, 1.000 Ingressos no sympla.com.br Livremente inspirada na peça O Julgamento de Luculus, de Bertold Brecht. Perante o Supremo Tribunal do Reino das Sombras apresenta-se Luculus Brasilis, o general-civilizador, que precisa prestar contas da sua existência na terra para saber se é digno de adentrar no Reino dos Bem-Aventurados.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

ELIZABETH COSTELLO Lavína Pannunzio Direção Leonardo Ventura De 22/01 a 16/02 Quarta e sábado, 21h Domingo, 20h TUSP Rua Maria Antonia 294, SP Elisabeth Costello é um projeto teatral sobre a obra homônima do escritor sul – africano J.M Coetzee. Para atravessar um enigmático portão, uma escritora deve apresentar à uma banca de juízes, uma declaração de crença. Ela discorre sobre temas como os direitos dos animais, a filosofia, a poesia, as humanidades, a antiguidade clássica e a natureza.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

JOSEFINA LA GALINNA PUSO UM HUEVO EM LA COCINA Vaca 35 (México) FEVERESTIVAL Dia 13/02 Quinta, 21h Centro Cultural Casarão R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Campinas SESC POMPEIA Dias 18 e 19/02 Terça e quarta, 21h30 Um ator que entende sua condição de galinha e então abre suas asas para botar milhares de ovos, e pensar neles como seus filhos, suas memórias, seus desejos, suas perdas, o passado e a jornada para escapar do medo e tentar voar, mesmo sendo uma ave de galinheiro.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

MANIFESTO TRANSPOFÁGICO De Renata Carvalho Direção Luiz Fernando Marques Lubi FEVEREFESTIVAL Dia 14/02 Sexta, 20h TEATRO MUNICIPAL CASTRO MENDES R. Conselheiro Gomide, 62 - Campinas A história do corpo travesti é narrada pela atriz Renata Carvalho. Em cena, ela lança um manifesto sobre o nascimento desses corpos, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

SINGULARIDADES Mercearia de Ideias+Luiz Bongiovanni Circulação Proac Dia 27/02 Quinta, 20h SALA PALMA DE OURO R. Prudente de Moraes, 580, Salto/SP Infos: (11) 4602-8693 Como você responderia à pergunta: Quem é você? Diria seu nome, idade, talvez sua qualificação profissional… ou então listaria a altura, peso, cor dos olhos e cabelos… mas será que essa lista de descrições realmente responde à questão: Quem é você? O que faz você único, o que te diferencia do resto do mundo? Por que?

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

ELAGALINHA Cia Bendita Dia 29/02 Sábado, 17h SESC JUNDIAÍ Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. A peça - para todas as idades - brinca com o conceito das fábulas, onde animais têm características humanas. Com muito humor e desconstrução narrativa, seu tema principal é a Educação. Uma dupla de Críticos comenta as ações, num enredo paralelo.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

PRESENTE! FEITO DA GENTE Balangandança Cia. Dias 28, 29/02 e 01/03 Sexta, 14h30 Sábado e domingo, 16h TEATRO ALFREDO DE MESQUITA Av. Santos Dumont, 1770, São Paulo Presente! Feito da gente é uma aventura de movimentos-danças e surgidas do encontro entre corpo e natureza, que abre espaço para o imaginário de forma lúdica, delicada e sensível.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

BRINCOS E FOLIAS Balangandança Cia. Dia 19/02 Quarta, 14h30 FÁBRICA DE CULTURA ITAIM PAULISTA R. Estudantes da China, 500, São Paulo A televisão explodiu. E agora, o que fazer? O jeito vai ser arregaçar as mangas e entrar na brincadeira, redescobrindo o corpo, o prazer de dançar e inventar movimentos. De uma pra outra, as brincadeiras-danças se desenrolam como em uma tarde de domingo.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

O ENCONTRO – MALCOLM X E MARTIN LUTHER KING JR Direção Isaac Bernat, com Drayson Menezzes, Izak Dahora e Rodrigo França Dias 08 e 09/02 Sábado e domingo, 19h SESC OSASCO Dirigida por Isaac Bernat, a encenação narra, em um encontro fictício de Malcolm X e Martin Luther King Jr. num hotel do Harlem, as diferentes ideias, atuações e estratégias dos dois maiores líderes negros de todos os tempos.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

FÁBULAS DE LA FONTAINE Núcleo de Pesquisa Mercearia de ideias Direção geral e coreografia de Luiz Bongiovanni, e Direção musical de Gustavo Petri Dias 08 e 09/02 Sábado, 16h Domingo, 18h SESC GUARULHOS Dança, teatro, contação de história e música ao vivo se mesclam para contar algumas das mais famosas histórias das Fábulas de La Fontaine.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

SETe Grua Gentlemen de Rua Dia 05/02 Quarta, 21h CAPITAL FEDERAL Rua Capital Federal, 35 Lançamento do filme SETe, com Direção Heitor Dália. SETe convoca a percepção para o outro na experiência do encontro. Afeto, vulnerabilidade. Sete homens. Juntos? Como? Corpos plurais atentos às diferenças que se dispõem ao sensível como possibilidade de questionar seus fazeres, de performar uma ação, de performar um comum. Exibição do vídeo Rota de Afetos, com Direção Osmar Zampieri às 20h.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

DELÍRIO Ângelo Madureira De 03 a 17/02 Segundas, 19h BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE R. Consolação, 94- SP Dia 21/02 Sexta, 20h SESC CATANDUVA Com direção de Ana Catarina Vieira, a apresentação é uma obra lúdica, um teatro-performance no qual o intérprete parece estar em um sonho confuso, em uma espécie de delírio.

FEVEREIRO 2020

FEVEREIRO 2020

BAQUE VIRADO GAÂM Grupo Ana Catarina e Angelo Madureira De 02 a 16/02 Domingos, 14h e 16h ITAÚ CULTURAL Av. Paulista, 149 O dançarino Ângelo Madureira, acompanhado do batuque das alfaias – instrumentos também chamados de bombo ou zabumba – traz Baque Virado, espetáculo inspirado nos movimentos das danças populares brasileiras, como o maracatu. A apresentação se baseia no conceito de passo-patrimônio, criado por Ângelo e que designa a coleção de ações de que um corpo é capaz.

JANEIRO E FEVEREIRO 2020

JANEIRO E FEVEREIRO 2020

PLATAFORMA 8 Aquela Cia De 28/01 a 01/02 Terça a sábado, das 15h às 18h SESC AVENIDA PAULISTA A proposta dos ensaios abertos é trazer as questões trabalhadas na criação para a troca entre o público interessado e os participantes, possibilitando que nesses encontros surjam novas questões para a continuidade da pesquisa sobre mobilidade urbana.

JANEIRO/ FEVEREIRO 2020

JANEIRO/ FEVEREIRO 2020

ELAGALINHA Cia Bendita De 18/01 a 02/02 Sábados e domingos, 16h SESC PINHEIROS Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. A peça - para todas as idades - brinca com o conceito das fábulas, onde animais têm características humanas. Com muito humor e desconstrução narrativa, seu tema principal é a Educação. Uma dupla de Críticos comenta as ações, num enredo paralelo.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

VENUS Com Rafael Steinhauser e Ana Carolina Godoy Direção Luiz Fernando Marques FIBA | FESTIVAL INTERNACIONAL DE BUENOS AIRES Dias 30, 31/01 e 01/02 Quinta a sábado, 23h59 CAFÉ TRIUNFAL NO PIAZOLLA TANGO Florida 165 Galería Güemes - Argentina Um homem e uma mulher marcam um encontro para viverem uma fantasia erótica de dominação e submissão inspirada no livro “Vênus em Pele” de Sacher - Masoch.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

QUANDO QUEBRA QUEIMA coletivA ocupação Circulação Prêmio Zé Renato Dias 25 e 26/01 sáb e dom 20h VILA ITORORÓ Rua Pedroso, 238 O Brasil que viu o levante dos estudantes na chamada Primavera Secundarista, entre 2015 e 2016, está simbólica, histórica, social e politicamente retratado no espetáculo composto e atuado por jovens criadores que o conceituaram como “dança-luta”, neologismo sintético da experiência que transita ainda pela performance.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

BOLO DE ROLO GAÂM Grupo Ana e Ângelo Madureira Dia 25/01 Sábado 19h30 SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Bolo de Rolo, é banda, baile, e bloco, uma mistura que lembra as grandes “festas populares brasileiras”. Um encontro para vivenciar a dança e a música de uma forma participativa, onde o desejo de mover o corpo é estimulado por ritmos e sonoridades que promovem um espaço de constante troca sobre os patrimônios de habilidades, experiências, e memórias dos corpos presentes.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

NAVALHA NA CARNE NEGRA Direção de José Fernando Peixoto de Azevedo Com Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos FESTIVAL VERÃO SEM CENSURA Dias 24, 25 e 26/01 Sexta a domingo, 19h BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE Rua da Consolação 94, SP Montagem da Sociedade Abolicionista de Teatro de um dos textos mais representativos do teatro brasileiro, de Plínio Marcos. A obra, que completou 50 anos, é tida como um clássico do “teatro marginal”: aquela cena que fazia ver a escória da sociedade.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

RES PVBLICA 2023 A Motosserra Perfumada FESTIVAL VERÃO SEM CENSURA Dias 22 e 23/01 Quarta e quinta, 20h CCJ CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE Av. Dep. Emílio Carlos 3641, SP Réveillon de 2023. O Brasil vive um período de grande prosperidade econômica, mas não para um grupo que vive amontoado numa pequena república no centro de São Paulo. No limite entre ficção e realidade, eles contam histórias e constroem uma trincheira, atrás da qual estarão sempre entre combater ou esperar por dias melhores.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

CARANGUEJO OVERDRIVE Aquela Cia FESTIVAL VERÃO SEM CENSURA Dias 17, 18 e 19/01 Sexta e sábado, 21h domingo, 20h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Sala Jadel Filho Rua Vergueiro, 1.000 Caranguejo Overdrive é um espetáculo musical ambientado em 1868, no contexto da Guerra do Paraguai. De sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat, narra a trajetória de Cosme, um combatente.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

DOMÍNIO PÚBLICO De Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz FESTIVAL VERÃO SEM CENSURA Dias 17 e 18/01 Sexta e sábado, 20h CCJ CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE Av. Dep. Emílio Carlos Em 2017, os artistas foram objeto de acalorados debates em torno da liberdade de expressão, censura e limites na arte. Nesta peça, os quatro se colocam diante do público – sem a intermediação de plataformas digitais - com microfones abertos para amplificar o que sabemos sobre aquilo que pensamos.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

O ENCONTRO – MALCOLM X & MARTIN LUTHER KING JR Direção Isaac Bernat, com Drayson Menezzes, Izak Dahora e Rodrigo França Dia 16/01 qui 20h30 SESC BAURU Dia 18/01 sáb 20h SESC TAUBATÉ A encenação narra, em um encontro fictício de Malcolm X e Martin Luther King Jr. num hotel do Harlem, as diferentes ideias, atuações e estratégias dos dois maiores líderes negros de todos os tempos.

JANEIRO 2020

JANEIRO 2020

A PRÓXIMA ESTAÇÃO – UM ESPETÁCULO PARA LER Cacá Carvalho Dia 17/01 Sexta, 20h SESC CAMPINAS Em um espetáculo “para ler”, Cacá Carvalho está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal, cheio de ironias, poesias, conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido.

RISCO #2 2019

RISCO #2 2019

Em 2019, com o ecossistema do setor cultural completamente alterado e a produção artística respirando por aparelhos em um ambiente político ainda mais complexo e polarizado, o RISCO retorna com o conceito Em Casa, trazendo atividades em um espaço próprio e independente no Bom Retiro (a Casa Risco / Quimera Atelier) e incluindo extensões (shows e oficinas) no recém criado Centro Cultural da Diversidade. O evento acontece de 5 a 9/12 Toda programação e informações no site riscofestival.com

Dezembro 2019

Dezembro 2019

MANIFESTO TRANSPOFÁGICO Renata Carvalho Mostra A PROPÓSITO DE CORPOS De 02 a 17/12 Segunda e Terça 21h Ingressos no sympla.com.br veja o link VIGA ESPAÇO CÊNICO R. Capote Valente 1323 A história do corpo travesti é narrada pela atriz Renata Carvalho. Em cena, ela lança um manifesto sobre o nascimento desses corpos, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude.

Dezembro 2019

Dezembro 2019

Residência MATÉRIA ESCURA Grupo Cena 11 Como objeto da próxima criação coreográfica do Grupo Cena 11, Matéria Escura é uma residência que situa a possibilidade de coreografia como uma matéria invisível. Residência | De 03 a 14 /12 Terça a sábado, 17h às 20h Ensaio Aberto| Dia 14/12 Sábado, 19h Abertura pública ao final da residência com exposição e conversa sobre o desenvolvimento da pesquisa proposta SESC VILA MARIANA

Dezembro 2019

Dezembro 2019

QUANDO QUEBRA QUEIMA coletivA ocupação Circulação Prêmio Zé Renato Dia 13/12, sex 15h Dia 14/12, sáb 18h Dia 15/12, dom16h Sala Multiuso FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA O Brasil que viu o levante dos estudantes na chamada Primavera Secundarista, entre 2015 e 2016, está simbólica, histórica, social e politicamente retratado no espetáculo composto e atuado por jovens criadores que o conceituaram como “dança-luta”, neologismo sintético da experiência que transita ainda pela performance.

Dezembro 2019

Dezembro 2019

CHÁ DRAMATÚRGICO Orlandx by Virginia Woolf Vulcão Dia 05/12 Quinta, 21h CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE Teatro Décio de Almeida Prado R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi, São Paulo Novo espetáculo do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], proposto por Paulo Salvetti e Elisa Volpatto, com direção de Vanessa Bruno, a peça provoca o público sobre os limites entre os gêneros masculino/feminino e suas determinações em nossos modos de agir em sociedade.

Dezembro 2019

Dezembro 2019

A PRÓXIMA ESTAÇÃO – UM ESPETÁCULO PARA LER Cacá Carvalho Dia 12/12 Quinta, 20h INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA DE SÃO PAULO Av. Higienópolis, 436 Em um espetáculo “para ler”, Cacá Carvalho está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal, cheio de ironias, poesias, conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido.

Dezembro 2019

Dezembro 2019

BOLO DE ROLO GAÂM Grupo Ana e Ângelo Madureira Dias 06, 07 e 08/12 Sexta e sábado, 20h Domingo, 17h30 SESC AVENIDA PAULISTA Bolo de Rolo, é banda, baile, e bloco, uma mistura que lembra as grandes “festas populares brasileiras”. O espetáculo é como o fazer do delicioso doce Pernambucano, mas também o conceito que Bolo de Rolo é um aglomerado de ações no sentido da troca, ou seja, público e artistas se misturam, e se entrelaçam ao longo de cada ação interativa.

Novembro e Dezembro 2019

Novembro e Dezembro 2019

A PROPÓSITO DE CORPOS, é uma mostra de teatro e música que reúne obras e artistas que discutem identidade de gênero, o direito aos corpos e às vozes que fogem ao padrão patriarcal, e que trazem para o palco a potência de seus próprios corpos. A mostra apresenta 4 trabalhos ao longo de 6 semanas. De 11/11 a 17/11, no Viga Espaço Cênico R. Capote Valente 1323 //Ingressos: $30 e $15; //Corpos transvestigeneres pagam $5 //Ver link Realização Poetika Produções e Corpo Rastreado

Novembro 2019

Novembro 2019

O LIVRO DAS MARAVILHAS A Cozinha Performática Direção Natalia Barros e Marcos Moraes Com Isabelle Delmondes, José Artur Campos, Marcos Moraes, Natalia Barros, Renato Vasconcellos e Biba Rigo ESTREIA De 31/10 a 30/11/2019 Quintas e sextas 20h Sábados 18h Dia 15/11, 18h OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE R. Três Rios 363 Tomando a estrutura do “O Livro das Maravilhas”, dividido em três partes, além de uma introdução e um epílogo, o espetáculo é uma travessia por mundos reais e imaginários.

NOVEMBRO 2019

NOVEMBRO 2019

AS MÃOS SUJAS Texto de Jean-Paul Sartre, Direção e dispositivos de cena José Fernando Peixoto de Azevedo ESTREIA De 01 a 24/11 Sexta e sábado 20h, domingo 17h Dia 15/11 às 17h SESC IPIRANGA Hugo é um jovem intelectual burguês que se engaja no Partido Comunista numa região ocupada pelo inimigo fascista. Anos depois, já fora da prisão, Hugo depara-se com os desdobramentos da política do partido.

Setembro 2019

Setembro 2019

MANIFESTO TRANSPOFÁGICO Renata Carvalho De 16/11 a 01/12 Sábados 21h, e domingo 19h TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi, São Paulo A história do corpo travesti é narrada pela atriz Renata Carvalho. Em cena, ela lança um manifesto sobre o nascimento desses corpos, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude.

Setembro 2019

Setembro 2019

Z Alejandro Ahmed Dias 30/11 e 01/12 Sáb 21h e Dom 20h CENTRO CULTURAL S Sobre: "Z" é uma pesquisa e criação em dança com direção e performance de Alejandro Ahmed. A obra músico-coreográfica é desenvolvida na imbricação entre corpo, composição generativa e coreografia. Dança e música são sobrepostas e moduladas no corpo. O espetáculo propõe o som como acionamento sinestésico do movimento. O corpo retroalimenta-se da interdependência com o ambiente que constitui e em que é constituído.

Novembro 2019

Novembro 2019

BOLO DE ROLO GAÂM Grupo Ana e Ângelo Madureira De 08 a 30/11 Sextas às 21h Sábados às 17h Bolo de Rolo, é banda, baile, e bloco, uma mistura que lembra as grandes “festas populares brasileiras”.

Novembro 2019

Novembro 2019

SÓlidão Elton Sacramento Dias 28 e 29/11 Quinta e sexta, 21h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Espaço Cênico Ademar Guerra A obra aborda questões como a solidão do corpo negro, o corpo negro nas artes, o corpo negro na dança contemporâneas e sobretudo as reverberações ocasionadas pelo racismo. O pilar da obra é estudar o impacto da solidão do corpo negro na contemporaneidade de uma forma mais humana promovendo artisticamente criar uma relação de debates.

NOVEMBRO 2019

NOVEMBRO 2019

SER JOSÉ LEONILSON Um solo de Laerte Késsimos, dramaturgia de Leonardo Moreira, direção aura Cunha De 14/11 a 15/12 Quinta a sábado 20h, domingo 18h TUSP Rua Maria Antonia, 294 -SP “Ser José Leonilson” é a terceira e última etapa de um processo que envolveu a performance pública “O Porto” (um ateliê aberto à visitação, onde Laerte Késsimos criou obras visuais que são também depoimentos bastante pessoais), uma exposição (Como se desenha um coração?)

Novembro 2019

Novembro 2019

NAVALHA NA CARNE NEGRA Direção de José Fernando Peixoto de Azevedo Com Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos Dias 21 e 22/11 Quinta e sexta, 21h FAN - Festival de Arte Negra de Belo Horizonte Dias 23 e 24/11 Sábado 21h, e domingo 18h TEATRO ALFREDO DE MESQUITA Av. Santos Dumont, 1770 - Santana A Sociedade Abolicionista de Teatro faz a montagem de um dos textos mais representativos do teatro brasileiro, Navalha na carne, de Plínio Marcos.

NOVEMBRO 2019

NOVEMBRO 2019

I FÓRUM DE PERFORMANCE NEGRA DE SÃO PAULO Sob o tema “Estéticas Negras e Políticas Públicas rumo ao futuro: como a memória da diáspora e as intersecções culturais podem alimentar as multipluralidades performáticas negras”, o I Fórum de Performance Negra de São Paulo contará com uma série de ações como mesas de debate sobre temas relacionados às Artes Negras, Espetáculos e Performances de artistas da capital e do interior do Estado. De 15 a 19/11 Programação: www.facebook.com/forumperf

Novembro 2019

Novembro 2019

MÓ Direção José Fernando Peixoto de Azevedo, com Lucas Andrade e Romário Oliveira De 22 a 24/11 Sexta e sábado 21h, domingo 20h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Sala Ademar Guerra Estamos em estado de guerra. Um homem não é um homem. Regida por um inconsciente escravocrata, a sociedade brasileira vê emergir contra corpos as regras que a movem, que são as da exceção.

boba1

boba1

A BOBA Wagner Schwartz JUNTA FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA Dia 16/11 Sábado 21h Cúpula da Biblioteca Cromwell de Carvalho Piauí Nesta performance, o artista Wagner Schwartz constrói uma relação entre seu corpo e o quadro A Boba, de Anita Malfatti.

NOVEMBRO 2019

NOVEMBRO 2019

DOMÍNIO PÚBLICO De Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz JUNTA FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA Dia 15/11 Sexta 21h Cúpula da Biblioteca Cromwell de Carvalho Piauí Em 2017, os artistas foram objeto de acalorados debates em torno da liberdade de expressão, censura e limites na arte. Nesta peça, os quatro se colocam diante do público – sem a intermediação de plataformas digitais - com microfones abertos para amplificar o que sabemos sobre aquilo que pensamos.

NOVEMBRO 2019

NOVEMBRO 2019

ALTAMIRA 2042 Gabriela Carneiro da Cunha Evento AMAZÔNIA CENTRO DO MUNDO Dia 19/11 Terça às 19h Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Altamira Altamira 2042 é uma instauração sonora composta por caixas de som que amplificam testemunhos diversos sobre a catástrofe causada pela usina de Belo Monte.

NOVEMBRO 2019

NOVEMBRO 2019

A 12ª edição do Festival Contemporâneo de São Paulo (FCD) apresenta uma programação compacta e intensa formada por obras coreográficas, pitch sessions, conversas e encontros com programadores internacionais da EDN (European Dancehouse Network) entre 5 e 10 de novembro. Programação nas redes sociais: facebook.com/FCDsaopaulo instagram.com/fcdfestivalcontemporaneosp

NOVEMBRO 2019

NOVEMBRO 2019

AS FÁBULAS DE LA FONTAINE Núcleo de Pesquisa Mercearia de ideias Direção geral e coreografia de Luiz Bongiovanni, e Direção musical de Gustavo Petri Dia 03/11 Domingo 16h SESC CAMPINAS Dia 10/11 Domingo 17h30 SESC SANTOS Dança, teatro, contação de história e música ao vivo se mesclam para contar algumas das mais famosas histórias das Fábulas de La Fontaine selecionadas para uma aventura em um universo que, em realidade, é de atributos humanos.

Novembro 2019

Novembro 2019

ELAGALINHA Com Cia. Bendita e texto de Marcelo Romagnoli Dia 02/11 Sábado, 16h SESC CAMPO LIMPO A peça brinca com o conceito das fábulas, onde animais têm características humanas. Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Além da música ao vivo com a banda “Granja Sounds”, uma dupla de críticos comenta as ações, num enredo paralelo.

Outubro e Novembro 2019

Outubro e Novembro 2019

PRESENTE! FEITO DA GENTE Balangandança Cia. Circulação Fomento a Dança Dia 30/10 Quarta, 10h e 14h CEU PERAMARMELO Dia 04/11 Segunda, 10h e 14h CEU PARQUE BRISTOL “Presente! Feito da gente” é uma ventura de movimentos-danças e surgidas do encontro entre corpo e natureza, que abre espaço para o imaginário de forma lúdica, delicada e sensível.

Outubro 2019

Outubro 2019

UNÍSSONO |Acontecimento para Dançar Juntos| key zetta e cia ESTREIA CENTRO CULTURAL DA PENHA Dias 01 e 03/10 - ter e qui 20h CEU JAGUARÉ Dia 04/10 - sex 20h VIGA ESPAÇO CÊNICO De 11 a 21/10 sex, sáb e seg 21h, dom18h CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO Dia 25/10 - sex 20h TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO Dia 27/10 - dom 19h OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE Dias 28 e 29/10 - seg e ter 20h O que pode o encontro de corpos na superfície conceitual do acontecimento de dançar juntos?

Outubro 2019

Outubro 2019

FÚRIA Lia Rodrigues Companhia de Danças De 10 a 27/10 Quinta a sábado 21h Domingo 18h SESC CONSOLAÇÃO O sentimento de perplexidade e indignação que a realidade atual acende, sobretudo nas pessoas que moram nas favelas, implica os movimentos do palco, atravessando questões da alteridade, um tema vital para a artista. No palco, os bailarinos lançam perguntas corporais como: "de que lugar estamos falando? Por que estamos falando? Sobre quem estamos falando? Como estamos falando? Para quem?

Outubro 2019

Outubro 2019

MANIFESTO TRANSPOFÁGICO Renata Carvalho Dias 26 e 27/10 Sábado 21h Domingo 19h SESC SANTANA A história do corpo travesti é narrada pela atriz Renata Carvalho. Em cena, ela lança um manifesto sobre o nascimento desses corpos, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude.

Outubro 2019

Outubro 2019

HISTÓRIA NATURAL DO AMOR Guilherme Zanela Direção, Dramaturgia e Dispositivo Cênico de José Fernando Peixoto de Azevedo Dias 19 e 20/10 sáb 21h e dom 20h EAD USP Dias 23, 24, 30 e 31/10 qua e qui 21h SP ESCOLA DE TEATRO O bordão tornado meme, reiterado à direita e tornado política de governo, segundo o qual “órgão excretor não é reprodutor”, revela não apenas uma evidência mas a chave do medo: não reproduzir.

Outubro 2019

Outubro 2019

UM Maurício Florez Dia 26/10 Sábado, 17h Projeto Generosidades SESC SANTO AMARO UM interessa-se pela diversidade e multiplicidade que existe na intimidade de cada singularidade, é um corpo caótico e subversivo com potência de metamorfose, que se esconde para melhor se expressar e evidenciar que de perto todos somos estranhos.

Outubro 2019

Outubro 2019

BAQUE VIRADO GAÂM Grupo Ana e Ângelo Madureira Dia 17/09 Quinta, 17h30 CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA Galeria Formosa, Baixos do Viaduto do Chá s/n, SP Inspirado nos movimentos das danças populares brasileiras, Ângelo Madureira utiliza um conceito criado por ele denominado de passo-patrimônio (coleção de habilidades de um corpo) que utiliza como ponto de partida as habilidades patrimoniais das danças populares brasileiras, para formação em dança.

Outubro 2019

Outubro 2019

CORVOS Luis Ferron e Luis Arrieta Dia 13/10 Domingo, 18h Mostra Sentidos SESC SANTO ANDRÉ Luis Arrieta e Luis Ferron levam para cena uma questão latente, a morte, refletindo sobre o presente sem passado ou futuro – o presente como sentido vital e a morte como certeza final.

Outubro 2019

Outubro 2019

ELAGALINHA Com Cia. Bendita e texto de Marcelo Romagnoli Dia 13/10 Domingo, 16h SESC CAMPINAS Espaço Arena A peça brinca com o conceito das fábulas, onde animais têm características humanas. Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Além da música ao vivo com a banda “Granja Sounds”, uma dupla de críticos comenta as ações, num enredo paralelo.

Outubro 2019

Outubro 2019

MAR [UMA DANÇA COM O VENTO] Direção e concepção Marina Guzzo Dia 06/10 Domingo, 12h SESC 24 DE MAIO Mar é uma performance de dança e ocupação para áreas abertas. É um jogo coreográfico entre o espaço, o vento, as pessoas e um grande manto prateado extremamente frágil – feito com a união de capas térmicas de resgate.

Outubro 2019

Outubro 2019

BOLO DE ROLO GAÂM Grupo Ana e Ângelo Madureira Dias 04, 11, 18 e 19/10 Sextas às 23h ESPAÇO 170 Rua Inácio Pereira da Rocha, 170 – SP Dia 05/10 Sábado, 11h SAÍDA DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE ATÉ A PRAÇA DAS ARTES Bolo de Rolo, é banda, baile, e bloco, uma mistura que lembra as grandes “festas populares brasileiras”.

Setembro/ Outubro 2019

Setembro/ Outubro 2019

O LUGAR MAIS ESCURO É EMBAIXO DA LUZ João Saldanha De 26/09 a 13/10 Quinta a domingo, 20h30 SESC COPACABANA De 03 a 12/09 Terça a quinta, 21h SESC PINHEIROS “O lugar mais escuro é embaixo da luz” conta com a participação criativa e dançante de Elton Sacramento, Laura Samy e Maria Alice Poppe. Esse trabalho percorre a cena pelas escolhas e pelo olhar sensível de cada dançarino, por suas proporções, distâncias e atenções tecidas no mover.

Setembro/ Outubro 2019

Setembro/ Outubro 2019

GESTO E ESCRITA" DEMONSTRAÇÕES DE MÉTODO WAGNER SCHWARTZ De 24/09 a 03/10 Terças, quartas e quintas, 18h30 SESC 24 DE MAIO Ao escrever um texto sobre uma proposta artística estaríamos criando, ao mesmo tempo, uma possível experiência artística? Escrever sobre o que se vê pode ser também dar forma a um corpo sutil, este corpo que se movimenta em nosso pensamento ao mesmo tempo que aquele que está na nossa frente.

Setembro/ Outubro 2019

Setembro/ Outubro 2019

HISTÓRIA NATURAL DO AMOR Guilherme Zanela Direção, Dramaturgia e Dispositivo Cênico de José Fernando Peixoto de Azevedo De 17/10 a 29/10 Terças e quartas, 20h TEATRO DE CONTÊINER MUNGUNZÁ Rua dos Gusmões, 43, Sta. Efigênia O bordão tornado meme, reiterado à direita e tornado política de governo, segundo o qual “órgão excretor não é reprodutor”, revela não apenas uma evidência mas a chave do medo: não reproduzir.

Setembro/ Outubro 2019

Setembro/ Outubro 2019

NEFELIBATO Texto Regina Antonini, Direção Fernando Philberto, com Luiz Machado De 07/09 a 06/10 Sábados, 21h Domingos, 19h *22/09 não terá apresentação *13/09 sessão especial para moradores de rua ESPAÇO CIA. DA REVISTA Alameda Nothmann, 1135 - SP A obra é situada no ano de 1990, em meio a um Brasil que, após muito tempo, havia voltado a eleger um presidente de forma direta.

Setembro/ Outubro 2019

Setembro/ Outubro 2019

CARANGUEJO OVERDRIVE Aquela Cia. De 06/09 a 06/10 Sexta e sábado, 20h30 Domingo, 19h TEATRO SÉRGIO PORTO Rua Humaitá, 163 – Rio de Janeiro Dias 09 e 10/10 Quarta 20h Quinta, 17h e 20h CCBB RIO DE JANEIRO Caranguejo Overdrive é um espetáculo musical ambientado em 1868, no contexto da Guerra do Paraguai. De sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat, narra a trajetória de Cosme, um combatente.

Outubro 2019

Outubro 2019

NINHOS Balangandança Cia Dia 06/10 Domingo, 14h SESC INTERLAGOS Dia 09/10 Quarta, 14h30 POUPATEMPO SÉ DIA 13/10 Domingo, 16h SESC TAUBATÉ Imagens e poesias de movimento apresentam Ninhos como lugar de apoio e base para os voos, descobertas, passeios.

Setembro 2019

Setembro 2019

The smallest story in the world Teatergruppen Batida (Dinamarca) FESTIVAL INTERNACIONAL PAIDÉIA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE: UMA JANELA PARA A UTOPIA Dia 29/09 Domingo, 15h SESC Interlagos Está escrito em um livro tão pequeno que apenas pessoas muito pequenas podem entendê-lo. Um encontro melodioso entre uma garota comum e um estranho pingüim que pode assobiar de cabeça para baixo.

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

A BOBA Wagner Schwartz Nesta performance, o artista Wagner Schwartz constrói uma relação entre seu corpo e o quadro A Boba, de Anita Malfatti. BIENAL SESC DE DANÇA 2019 Dias 21 e 22/09 Sáb e dom, 20h TEATRO SESC CAMPINAS Dia 28/09 Sábado, 20h SESC ARARAQUARA

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

NORMAL Cia. Alias Em sua nova criação, o coreógrafo Guilherme Botelho nos convida a lançar um olhar metafísico sobre o ato de cair. BIENAL SESC DE DANÇA 2019 Dias 21 e 22/09 Sábado 20h30, domingo 18h TEATRO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO MENDES Rua Conselheiro Gomide, 62, Campinas

Setembro 2019

Setembro 2019

LOS YAYOS Compagnie de la Casquette (Bélgica) FESTIVAL INTERNACIONAL PAIDÉIA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE: UMA JANELA PARA A UTOPIA Dias 26 e 27/09 Quinta, 14h30 Sexta, 10h30 SESC SANTO AMARO Ao passarem pela porta, dois velhinhos se perdem em um lugar improvável. Eles estão condenados a sofrer as regras desse lugar. Música e efeitos sonoros transformam cada um deles em um cha cha cha, um tango, uma valsa palhaçada.

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

EVERY BODY ELECTRIC Doris Uhlich (Áustria) Distribuição: Something Great Em “Every Body Electric”, espetáculo da coreógrafa austríaca Doris Uhlich. Os bailarinos pesquisam seus próprios fluxos, batidas e dinâmicas, transformando seus corpos numa espécie de combustível endógeno. BIENAL SESC DE DANÇA 2019 Dias 18 e 19/09 Quarta e quinta, 21h30 GALPÃO SESC CAMPINAS

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Z Alejandro Ahmed ‘Z’ é uma pesquisa e criação em dança com direção e performance de Alejandro Ahmed. A obra músico-coreográfica é desenvolvida na imbricação entre corpo, coreografia e composição generativa, que é um modo de criar estruturado, entre outros aspectos, na causalidade e na coautoria entre ambiente e corpo. BIENAL SESC DE DANÇA 2019 CAMPINAS Dias 18 e 19/09 Quarta e quinta, 18h30 ARMAZÉM GUANABARA – Sala Branca

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

MOSTRA GRUA Grua Gentlemen de Rua Mobilizar por meio dos afetos. É a partir desse interesse que o grupo Grua – Gentleman de Rua apresenta uma mostra composta de três filmes: Corpos de Passagem (2018), Rota de Afetos (2017) e SETe (2018). De 12/09 a 22/09 Foyer do teatro Sesc Campinas Participam também de uma ação formativa, no dia 17/09 às 14h: JOGO DE CORPO Com Jorge Garcia e Osmar Zampieri, Roberto Alencar e outros convidados.

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

TRRR Thiago Granato Trrr é um chamado para uma dimensão espacial e temporal da realidade na qual o passado está localizado na frente do corpo e o futuro atrás dele. Uma zona onde entidades arcaicas podem se manifestar, como nunca vistas e ouvidas antes. BIENAL SESC DE DANÇA 2019 Dia 17/09 Terça, 18h e 21h30 GINÁSIO SESC CAMPINAS

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

FRICÇÕES Marina Guzzo Fricções é uma proposta encontro entre artistas e público. Em forma de intervenção urbana, o projeto pretende desmistificar a figura do artista para o território e desmistificar o território para o artista, aproximar o encontro, colorir a cidade, com a possibilidade de um tempo em comum. BIENAL SESC DE DANÇA 2019 CAMPINAS Dia 13/09 Sexta, 14h ESTAÇÃO CULTURA Dia 14/9 Sábado, 14h TERMINAL RODOVIÁRIO DE CAMPINAS

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

RIR INTERVENÇÃO SEGUNDO MOVIMENTO key zetta e cia Rir Intervenção segundo movimento – experiência de intervenção em lugar público – Riso dos dançarinos e público, Lugar do RISO. Criação a partir de trechos da peça Riso, acontecimentos no espaço público, rua e outros, no encontro com os ambientes, pessoas e o acaso. BIENAL SESC DE DANÇA 2019 CAMPINAS Dias 13 e 14/09 Sexta e sábado, 11h Local: Largo do Rosário

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

Setembro 2019 Bienal Sesc de Dança

ALTAMIRA 2042 Gabriela Carneiro da Cunha Dia 22/09 Domingo, 12h COMPLEXO HOSPITALAR JUQUERY Altamira 2042 é uma instauração sonora composta por caixas de som que amplificam testemunhos diversos sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte.

Setembro 2019

Setembro 2019

BOLO DE ROLO GÂM Grupo Ana e Ângelo Madureira ESTREIA Dias 06, 13, 20 e 27/09 Sextas às 23h ESPAÇO 170 Rua Inácio Pereira da Rocha, 170 – SP Bolo de Rolo, é banda, baile, e bloco, uma mistura que lembra as grandes “festas populares brasileiras”. O espetáculo é como o fazer do delicioso doce Pernambucano, mas também o conceito que Bolo de Rolo é um aglomerado de ações no sentido da troca, ou seja, público e artistas se misturam, e se entrelaçam ao longo de cada ação interativa.

Setembro

Setembro

DOS PRAZERES Eliana de Santana De 11 a 14/09 Dias 18 e 19//09 Quarta a sábado, 19h CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA Baixos do Viaduto do Chá, s/n - SP A pesquisa-montagem da peça de dança “dos Prazeres” busca referência na obra de Heitor dos Prazeres, artista do samba e pintor que adotou o anônimo como temática para suas pinturas.

Setembro 2019

Setembro 2019

MAR [UMA DANÇA COM O VENTO] Direção e concepção Marina Guzzo De 07 a 29/09 Feriado e domingos, 15h SESC AVENIDA PAULISTA Mar é uma performance de dança e ocupação para áreas abertas. É um jogo coreográfico entre o espaço, o vento, as pessoas e um grande manto prateado extremamente frágil – feito com a união de capas térmicas de resgate.

Setembro 2019

Setembro 2019

TERREMOTA Cia. Bendita De 07 a 21/09 Sábados, 16h TEATRO CACILDA BECKER Rua Tito, 295 - SP Terremota conta a história de Maria, menina que mora com seu Tio Bigode e passa muito tempo sozinha com o gato Platão dentro de casa. Depois que uma tempestade frustra os planos da família de ir à praia, Maria decide, então, proclamar sua própria República – a Terremota.

Setembro 2019

Setembro 2019

GAGÁ Cia. Bendita De 08 a 22/09 Domingos, 16h TEATRO CACILDA BECKER Rua Tito, 295 - SP A peça, uma comédia do absurdo para todas as idades, fala sobre o tempo, o movimento circular da vida, a velhice e a infância. Enquanto esperam a visita de seu cuidador, Lelé e Tantã se divertem alternando humor, memória e lirismo. Vivem felizes num espaço sem portas nem janelas e hoje prepararam uma surpresa para o Sr. Gagá.

Setembro 2019

Setembro 2019

SAPATOS BRANCOS Concepção e direção Luiz Ferron Dia 07/09 Sábado, 11h e 15h SESC IPIRANGA Sapatos Brancos investiga temas e questões que envolvem tradições pertinentes ao carnaval paulistano, as suas escolas de samba e especialmente o ritual presente na dança do Mestre Sala e Porta Bandeira.

Setembro 2019

Setembro 2019

O ENCONTRO – MALCOLM X & MARTIN LUTHER KING JR Direção Isaac Bernat, com Drayson Menezzes, Izak Dahora e Rodrigo França Dia 03/09 Terça, 20h SESC JUNDIAÍ A encenação narra, em um encontro fictício de Malcolm X e Martin Luther King Jr. num hotel do Harlem, as diferentes ideias, atuações e estratégias dos dois maiores líderes negros de todos os tempos.

Setembro 2019

Setembro 2019

GUERRILHEIRAS OU PARA A TERRA NÃO HÁ DESCONHECIDOS Idealização Gabriela Carneiro da Cunha Direção Georgette Fadel Programa Petrobras Distribuidora de Cultura MARABÁ/ PA 14 e 15/08, 20h Cine Marrocos BELÉM/ PA 22 e 23/08, 20h Teatro Experimental Waldemar Henrique GOIÂNIA/ GO 28 e 29/08, 20h Centro Cultural UFG BRASÍLIA/ DF 05 e 06/09, 20h30 Teatro dos Bancários

Setembro 2019

Setembro 2019

TERRA TU PÁTRIA Na Ocupação no Calor da Hora Comitê Escondido Johann Fatzer De 29/08 a 15/09 Quintas e sábados, 20h Domingos, 17h TUSP Rua Maria Antônia, 294 Em TERRA TU PÁTRIA, o Comitê Escondido Johann Fatzer age sobre documentos da história recente do Brasil. O espetáculo ressoa gritos acumulados ao longo dos últimos anos. Olha para esses documentos como quem olha para as ruínas de um tempo perdido, e se permite imaginar um outro futuro possível.

Setembro 2019

Setembro 2019

PAREDE Coletivo Teatral 28 Patas Furiosas De 17/08 a 08/09 Sábados, 21h Domingo, 19h TUSP Rua Maria Antônia, 294, Vl. Buarque PAREDE é o novo espetáculo do coletivo teatral 28 Patas Furiosas, livremente inspirado na vida/obra do autor brasileiro José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo.

Setembro 2019

Setembro 2019

MINA! Cia Simples 01/09 às 11h - Biblioteca Pública Ricardo Ramos 04/09 às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre 05/09 às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt 08/09 às 11h - Biblioteca Pública Hans Christian Andersen 10/09 às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães 11/09 às 10h - Biblioteca Pública Erico Varíssimo 12/09 às 10h - Biblioteca Aureliano Leite 13/09 às 14h - Biblioteca Pública Vicente de Carvalho 14/09 às 14h - Biblioteca Pública Cora Coralina 18/09 às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Setembro 2019

Setembro 2019

ELAGALINHA Texto e direção de Marcelo Romagnoli Com Jackie Obrigon, Guto Togniazollo, Joaquim Lino, Georgette Fadel, Cris Rocha e Pascoal da Conceição ESTREIA De 10/08 a 01/09 Sábados e domingos, 16h SESC IPIRANGA Fábula farsesca para todos os públicos. Elagalinha prepara-se para seu primeiro dia de aula com a ajuda de Paigalo. Parte feliz rumo à escola, sozinha e cheia das mais suaves esperanças. No meio do caminho é feita prisioneira de Elemonstro, uma figura humana.

Agosto 2019

Agosto 2019

FÁBULAS LA FONTAINE Núcleo de Pesquisa Mercearia de ideias Direção geral e coreografia de Luiz Bongiovanni, e Direção musical de Gustavo Petri ESTREIA De 28/07 à 01/09 Domingos, 16h SESC SANTO AMARO Dança, teatro, contação de história e música ao vivo se mesclam para contar algumas das mais famosas histórias das Fábulas de La Fontaine. Foto Wagner Linares

Agosto 2019

Agosto 2019

A ÚLTIMA PEÇA Texto: Inez Viana Direção: Danilo Grangheia Elenco: Inez Viana e Felipe Rocha De 01 a 25/08 Qui a dom, 20h SESC COPACABANA A Última Peça” conta a história de uma mulher que, acometida por lapsos de memória, não lembra que tem um filho – portanto, não reconhece sua condição de mãe. O filho que morava longe, retorna, na tentativa de se reaproximar da mãe, mas ela o confunde com um professor de francês.

Agenda 2019

Agenda 2019

SKELLIG Cia Simples Dia 25/08 Domingo, 12h CCJ Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Av. Dep. Emilio Carlos, 3641, Vl. Nova Cachoeirinha Narra as aventuras de Michael, um menino curioso e sensível, em seus encontros com um estranho ser alado que habita a garagem de sua casa nova. Em Skellig, referências poéticas e mitológicas dão o tom de mistério e revelação, onde as aves e seus voos são metáforas para tratar de vida e morte, amizade e amadurecimento.

Agenda 2019

Agenda 2019

NAVALHA NA CARNE NEGRA Direção de José Fernando Peixoto de Azevedo Com Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos Dia 25/08 Domingo, 19h SESC SANTOS A Sociedade Abolicionista de Teatro faz a montagem de um dos textos mais representativos do teatro brasileiro, Navalha na carne, de Plínio Marcos. A obra, que completou 50 anos, é tida como um clássico do “teatro marginal”: aquela cena que fazia ver a "escória da sociedade.

AGOSTO 2019

AGOSTO 2019

PARA TODOS OS SEGUINTES Key Zetta & Cia Dia 18/08 Domingo, 16h SESC SOROCABA Quatro pessoas dançam ao som da doce composição musical executada pela guitarra ao vivo, num jogo cênico de movimento, brincando com as possibilidades da mágica.

Agosto 2019

Agosto 2019

CELESTE [COSMOLOGIA DE UM SALTO] Marina Guzzo Dias 17 e 18/08 Sábado e domingo, 17h SESC SOROCABA Do encontro com um objeto - uma pedra - engajamos um único gesto - o salto - para criar um campo de interesse, onde os corpos em movimento podem propor ações políticas na cidade e na natureza, na memória e no esquecimento, na vida e na morte.

Agosto 2019

Agosto 2019

O ENCONTRO – MALCOLM X & MARTIN LUTHER KING JR Direção: Isaac Bernat Elenco: Drayson Menezzes, Izak Dahora e Rodrigo França De 01 a 11/08 Qui a sáb, 21h Dom, 18h SESC CONSOLAÇÃO Dirigida por Isaac Bernat, a encenação narra, em um encontro fictício de Malcolm X e Martin Luther King Jr. num hotel do Harlem, as diferentes ideias, atuações e estratégias dos dois maiores líderes negros de todos os tempos.

Agosto 2019

Agosto 2019

JAM 20! Balangandança Cia Dias 17 e 18/08 Sábado e domingo, 17h SESC SOROCABA Uma Jam para crianças de todas as idades. Um espaço para compartilhar movimentos, brincadeiras, sons e poesia.

Agosto 2019

Agosto 2019

CORPOS DE PASSAGEM GRUA [Gentlemen de Rua] Dia 11/08 Domingo, 11h FESTIVAL ABC DANÇA Av. Pres. Kennedy, São Caetano do Sul/SP Homens vestidos de preto exploram lugares públicos dos centros urbanos e são confundidos com as pessoas que transitam por esses espaços, criando assim, a possibilidade de relação do grupo com os transeuntes. Incitar o público e levantar, por meio da dança, a questão de que o homem capitalista perdeu sua sensibilidade é o que propõe o coletivo Grua.

Agosto 2019

Agosto 2019

NINHOS Balangandança Cia Dia 11/08 Domingo, 16h SESC GUARULHOS Imagens e poesias de movimento apresentam Ninhos como lugar de apoio e base para os voos, descobertas, passeios. Brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais remetendo à similaridade entre movimentações de diferentes espécies. Nesse jogo, os ninhos são os espaços de recolhimento onde são fortalecidas as relações mais sutis, íntimas e subjetivas, tão importantes para os voos da criança.

Agosto 2019

Agosto 2019

GUERRILHEIRAS OU PARA A TERRA NÃO HÁ DESCONHECIDOS Idealização Gabriela Carneiro da Cunha Direção Georgette Fadel Programa Petrobras Distribuidora de Cultura PALMAS/ TO Dias 02 e 03/08 Sexta e sábado, 20h Theatro Fernanda Montenegro ARAGUAÍNA/ TO Dia 06/08. Terça, 20h Espaço Cultural de Araguaína XAMBIOÁ/ TO Dia 08/08. Quinta, 20h Anfiteatro SÃO GERALDO DO ARAGUAIA/ PA Dia 10/08. Sábado, 20h SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA/ PA Dia 12/08. Segunda, 20h Espaço Maçonaria

Junho/ Agosto 2019

Junho/ Agosto 2019

AS FORMIDÁVEIS Dramaturgia Cláudia Maria de Vasconcellos Direção Neca Zarvos e Priscila Jorge De 30/06 a 11/08 Domingos, 12h SESC BOM RETIRO As Formidáveis é uma peça infantil e musical que acompanha as aventuras e desventuras de um trio de amigas que são ao mesmo tempo cantoras pop e agentes secretas.

Agosto 2019

Agosto 2019

PROTOCOLO ELEFANTE Grupo Cena 11 de Dança FESTIVAL ABC DANÇA Dia 02/08 Sexta às 20h TEATRO CLARA NUNES R. Graciosa, 300 - Centro, Diadema/SP Protocolo Elefante propõe uma metáfora de separação e exílio a partir da ação de afastamento e de isolamento do elefante na iminência de sua morte.

Julho 2019

Julho 2019

OCUPAÇÃO MERCEARIA DE IDEIAS Mercearia de Ideias+Luiz Bongiovanni Dia 27/07 Sábado, 17h PRAÇA FLORIANO PEIXOTO Santo Amaro/ SP Realização: SESC SANTO AMARO De modo bem humorado e lúdico o elenco de 9 pessoas do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias busca interferir nas ações cotidianas das pessoas ou então criar situações inusitadas para que as pessoas possam sair do modo “programado” com que transitam pela cidade.

Julho 2019

Julho 2019

SINGULARIDADES Mercearia de Ideias+Luiz Bongiovanni Dia 26/07 Sexta, 21h SESC SANTO AMARO Como você responderia à pergunta: Quem é você? Diria seu nome, idade, talvez sua qualificação profissional… ou então listaria a altura, peso, cor dos olhos e cabelos… mas será que essa lista de descrições realmente responde à questão: Quem é você? O que faz você único, o que te diferencia do resto do mundo? Por que?

Julho 2019

Julho 2019

ANÁTEMA 02 Grupo Cena 11 de Dança Dias 19, 20 e 21/07 Sexta, sábado 21h30 Domingo, 18h30 SESC BELENZINHO Anátema 02 expande a definição de anatomia para tudo o que o corpo acessa através do movimento. Utilizando processos de transdução, nos quais uma forma de energia se transforma em outra equivalente e co-dependente, o corpo se faz antena e interface que metaboliza a mudança do espaço, incluindo todos os corpos que o compartilham.

Julho 2019

Julho 2019

DOMÍNIO PÚBLICO De Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz FIT | FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO 2019 Dias 06 e 07/07 Sábado e domingo, 19h SESC RIO PRETO SANTARCANGELO FESTIVAL 2019 Dias 10, 11 e 12/07 Quarta e quinta, 21h30 Sexta, 22h ASSOCIAZIONE SANTARCANGELO DEI TEATRI Santarcangelo di Romagna (RN) Italia

Julho 2019

Julho 2019

A PRÓXIMA ESTAÇÃO – UM ESPETÁCULO PARA LER Cacá Carvalho CIRCUITO CULTURAL PAULISTA Dia 12/07, sexta, 20h Teatro do Kaos | Cubatão Dia 19/07, sexta, 19h30 Teatro Municipal José Cyrino Goulart | Franca Dia 20/07, sábado, 20h Casa de Cultura Professor João Augusto de Melo | Guaira Dia 26/07, sexta, 20h Teatro Estadual de Araras | Araras

Julho 2019

Julho 2019

PROTOCOLO ELEFANTE Grupo Cena 11 de Dança FIT | FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO 2019 Dias 09 e 10/07 Domingo e segunda, 19h TEATRO MUNICIPAL PAULO MOURA Av. Duque de Caxias, 3900, São José do Rio Preto Dia 12/07 Sexta, 20h SESC SANTOS Dia 13/07 Sábado, 20h SESC GUARULHOS Protocolo Elefante propõe uma metáfora de separação e exílio a partir da ação de afastamento e de isolamento do elefante na iminência de sua morte.

Julho 2019

Julho 2019

Strikethrough [Tachado] Va-Bene Fiatsi [crazinisT artisT] FIT | FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO 2019 Dia 11/07 Quinta, 21h30 COMPLEXO SWIFT DE EDUCAÇÃO E CULTURA A obra é uma narração performativa de uma rasura com traços de trauma psicológico e tortura, enquanto navega pelas fronteiras coloniais. Reexamina a própria sensação de vulnerabilidade, rejeições e discriminações nos espaços que não foram feitos para “outres” ou “corpos estranhos”.

Julho 2019

Julho 2019

dZikudZikui-aBiku-aBiikus [Nascido depois do nascido-morto] Va-Bene Fiatsi [crazinisT artisT] FIT | FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO 2019 Dia 11/07 Quinta, 21h30 COMPLEXO SWIFT DE EDUCAÇÃO E CULTURA Terceira edição da série [Good Friday], a performance propõe uma reflexão sobre contribuições, ações e inações em relação à violência humana, discriminação, ódio, preconceito, nossas vulnerabilidades e mortalidade.

Julho 2019

Julho 2019

AgbanWu [Velório] Va-Bene Fiatsi [crazinisT artisT] FIT | FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO 2019 Dia 09/07 Terça, 18h30 COMPLEXO SWIFT DE EDUCAÇÃO E CULTURA Natural de Ho, cidade marcada por colonizações alemã, francesa e britânica na porção do Togo posteriormente incorporada ao atual país de Gana, Va-Bene Fiatsi, impregna sua arte de ancestralidade independentemente de coordenadas geográficas. Assim como debate os rituais de identidade, a fluidez de gênero e o senso de pertencimento.

Junho/ Julho 2019

Junho/ Julho 2019

ENCONTRO PARA DANÇAR JUNTO key zetta e cia Dia 12/06 às 16h30 Largo da Batata Dia 19/06 às 16h Largo 13 - St. Amaro Dia 24/06 às 16h30 Pq. Sabesp Mooca Dia 26/06 às 17h Oficina Cultural Corpo Rastreado Dia 05/07 às 20h Centro Cultural da Juventude Campo Comum / Residência Artística KZ&C Projeto Uníssono, contemplado pelo Fomento às Dança para a cidade de São Paulo

Julho 2019

Julho 2019

ENCONTRO: AS TRÊS IRMÃS, DE TCHÉKHOV, POR STANISLÁVKI COM TIEZA TISSI Heterônimos Coletivos de Teatro Dia 04/07 Quinta às 10h TUSP R. Maria Antonia, 294 Em processo de criação do novo trabalho, “TRÊS IRMÃS: o que precisa acontecer para que algo aconteça?”, o TUSP recebe os Heterônimos Coletivos de Teatro dentro de um edital de ocupação de seus espaços e é parceiro em algumas ações abertas ao público.

Maio/ Junho 2019

Maio/ Junho 2019

CORPOS OPACOS Com Carolina Virgüez e Sara Antunes Direção Yara de Novaes De 31/05 a 30/06 Sexta e sábado, 21h30 Domingo, 18h30 SESC BELENZINHO Espetáculo teatral inédito em São Paulo parte da pesquisa de relatos de mulheres religiosas colombianas. No mosteiro Santa Inés de Montepulciano (fundado em 1638 em Santafé de Bogotá/Colômbia), elas experimentaram a clausura absoluta, mantendo corpos "puros" de olhares enquanto vivas e, quando mortas, eram pintadas por artistas convidados.

Junho 2019

Junho 2019

NEVA Isso não é um grupo texto de Guillermo Calderón De 28/04 a 30/06 Domingos, 15h TEATRO EVA HERZ Av. Paulista, 2073, SP No inverno de 1905, em São Petesburgo, a atriz Olga Knipper, primeira atriz do Teatro de Arte de Moscou, fundado por Stanislavski, vive o luto da morte de seu marido, o dramaturgo Anton Tchekhov, e com os atores Masha e Aleko tenta prosseguir o ensaio da peça “O Jardim das Cerejeiras”, último texto escrito pelo esposo.

Junho 2019

Junho 2019

SETe GRUA Gentleman de Rua Dia 22/06 Sábado, 16h SESC ARARAQUARA GRUA “SETE”, convoca a percepção para o outro na experiência do encontro. Afeto, vulnerabilidade - 7 homens. Juntos? Como? Corpos plurais atentos as diferenças, que se dispõem ao sensível como possibilidade de questionar seus fazeres, de performar uma ação, de performar um comum.

Junho 2019

Junho 2019

SHOW TRAVA Marina Matheus + Banda Dia 19/06 Quarta, 19h TEATRO SÉRGIO CARDOSO Rua Rui Barbosa, 153, SP TRAVA nasce como uma tentativa de direito de resposta. Um corpo travesti, um corpo bixa, uma mulher que após processos constantes de destruição, de opressão e mudez, assume o seu espaço de voz. No repertório, Chico Buarque, Rômulo Fróes, Batatinha, Consuelo Velázquez, Letícia Bassit, entre outros, em interpretações que redimensionam os discursos a partir de um corpo político.

FL_DANCA_PRA_ESQUECER_O_VO_CREDTIO_JOAO_

FL_DANCA_PRA_ESQUECER_O_VO_CREDTIO_JOAO_

DANÇA PRA ESQUECER O VÔ Um solo de Fabricio Licursi 20 e 21/06 quinta e sexta, 19h ITAÚ CULTURAL Avenida Paulista, 146 Dança pra Esquecer o Vô é um estudo corporal que permeia a dança e o teatro, evocando a memória e o esquecimento de Antonio Marcondes. Carrega em sua origem um estudo do livro A Água e os Sonhos, de Gaston Bachelard, e uma investigação corporal do sistema esquelético e do sistema dos fluídos presente no corpo humano.

Junho 2019

Junho 2019

ALTAMIRA 2042 Gabriela Carneiro da Cunha CENA BRASIL INTERNACIONAL Dias 14, 15 e 16/06 Sexta a domingo, 20h30 CCBB RIO DE JANEIRO Altamira 2042 é uma instauração sonora composta por caixas de som que amplificam testemunhos diversos sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte.

Junho 2019

Junho 2019

HALKA (A ENERGIA DO CÍRCULO) Grupo Acrobático do Tanger Marrocos De 14 a 16/06 Sexta e sábado, 20h Domingo, 18h SESC GUARULHOS A acrobacia é a essência de Halka. O espetáculo marroquino ressignifica essa modalidade artística tradicional com o objetivo de desafiar, atualizar e valorizar a tradição acrobática.

Junho 2019

Junho 2019

PRESENTE! FEITO DA GENTE Balangandança Cia. Dia 16/06 Domingo, 16h SESC SOROCABA Presente! Feito da gente é uma aventura de movimentos-danças e surgidas do encontro entre corpo e natureza, que abre espaço para o imaginário de forma lúdica, delicada e sensível.

KS_ECO_FOTO_CRISTIANO_PRIM (1)

KS_ECO_FOTO_CRISTIANO_PRIM (1)

ECO Karin Serafin De 06 a 09/06 Quinta a sábado, 20h30 Domingo, 17h30 SESC AVENIDA PAULISTA ECO é um afeto remix, é uma experiência de auto reconhecimento, é uma manifestação no tempo daquilo que a memória guarda, é a dança esculpida pelo modo como o corpo responde a necessidade de continuar. Dois solos independentes, dirigidos por Alejandro Ahmed e Renato Turnes, se encontram e se relacionam no motivo de existirem: o corpo da intérprete.

Maio/ Junho 2019

Maio/ Junho 2019

BOCA DE OURO Grupo Oficcina Multimedia Direção Ione de Medeiros De 16/05 a 09/06 Quinta a sábado 21h Domingos 18h SESC SANTO AMARO Boca de Ouro é um personagem suburbano, que traumatizado pela sua origem desconhecida quer se afirmar como figura mítica. Na busca pelo poder ele mergulha no submundo do crime e passa a ser conhecido como o Drácula de Madureira. Na cena, símbolos da cultura pop dialogam com as três versões da história contadas por D. Guigui, ex-amante do bicheiro.

Maio/ Junho 2019

Maio/ Junho 2019

BLACK BRECHT E SE BRECHT FOSSE NEGRO? Coletivo Legítima Defesa Dir. Eugênio Lima De 23/05 a 09/06 Quinta a sábado, 21h Domingo, 19h GALPÃO DO FOLIAS Rua Ana Cintra, 213 – Santa Cecília/SP Livremente inspirada na peça O Julgamento de Luculus, de Bertold Brecht. Perante o Supremo Tribunal do Reino das Sombras apresenta-se Luculus Brasilis, o general-civilizador, que precisa prestar contas da sua existência na terra para saber se é digno de adentrar no Reino dos Bem-Aventurados.

Junho 2019

Junho 2019

CATIÇO Leonardo Nunes BRASIL CENA ABERTA Dia 09/06 Domingo, 18h THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO A atividade de encerramento do Brasil Cena Aberta é o espetáculo “Novos Modernistas”, com direção de Hugo Possolo, no qual vários artistas apresentam um programa multidisciplinar em referência aos modernistas. Um dos convidados é Leonardo Nunes, que apresenta a performance “Catiço”, sob a supervisão de Lia Rodrigues.

Junho 2019

Junho 2019

VÊNUS EX-LIBRIS Com Rafael Steinhauser e Ana Carolina Godoy Direção Luiz Fernando Marques Dias 07, 08 e 09/06 Sexta e sábado, 21h Domingo, 18h GALERIA CASA DA IMAGEM Rua. Dr. Faivre, 591 – Curitiba/PR Vênus Ex-Libris, trata do masculino e do feminino, da disputa entre os sexos, da sexualidade, mas, sobretudo, do poder.

Junho 2019

Junho 2019

FLAVIA PINHEIRO NO CENA BRASIL INTERNACIONAL ENCHENTE 07 e 08/06 Sexta e sábado, às 19h DIAFRAGMA: COMO MANTER-SE VIVO 09 e 10/06 Domingo e segunda, 19h DIAFRAGMA: DISPOSITIVO VERSÃO BETA 12/06 Terça, às 19h e 21h CCBB RIO DE JANEIRO A artista Flávia Pinheiro apresenta três espetáculos no CENA BRASIL INTERNACIONAL. E realiza também uma conversa no dia 08/06 às 15h e um workshop dia 09/06 às 9h30.

FP_ANTÍLOPE_AMANDA_PIETRA_2

FP_ANTÍLOPE_AMANDA_PIETRA_2

ANTÍLOPE + DIAFRAGMA: DISPOSITIVO VERSÃO BETA Flavia Pinheiro BRASIL CENA ABERTA Dia 06/06 Quinta, 18h SESC CONSOLAÇÃO Flavia Pinheiro apresenta no BRASIL CENA ABERTA dois espetáculos. Antílope versa sobre como um corpo que se relaciona com os avanços tecnológicos é capaz de se mover. Diafragma: dispositivo versão beta é um manifesto construído em relação aos dispositivos low tech e as tecnologias obsoletas, pesquisa o diagrafma como parte de um dispositivo motor.

Junho 2019

Junho 2019

CARANGUEJO OVERDRIVE Aquela Cia. Programa Petrobras Distribuidora de Cultura Dias 05 e 06/06 Quarta e quinta, 20h TEATRO ARTHUR AZEVEDO Rua do Sol, Centro Histórico - São Luís, Maranhão Caranguejo Overdrive é um espetáculo musical ambientado em 1868, no contexto da Guerra do Paraguai. De sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat, narra a trajetória de Cosme, um combatente.

para todos os seguintes

para todos os seguintes

PARA TODOS OS SEGUINTES Keyzetta e Cia. Dia 01/06 Sábado, 15h SESC ITAQUERA Quatro pessoas dançam ao som da doce composição musical executada pela guitarra ao vivo, num jogo cênico de movimento, brincando com as possibilidades da mágica.

Maio 2019

Maio 2019

Abertura de processo com Ângelo Madureira NÃO TEM ESPAÇO PARA A DANÇA? Dia 24/05 Sexta, 20h SESC VILA MARIANA Nesta abertura de processo Ângelo Madureira apresenta o resultado da residência no Auditório do Sesc Vila Mariana.

Maio 2019

Maio 2019

SPACE INVADERS Cia do Fubá SESC VILA MARIANA De 26/04 a 31/05 Sextas, 19h CIRCUITO TUSP DE TEATRO 02/05 20h Teatro Municipal de São Carlos 18/05 20h TUSP Ribeirão Preto 25/05 20h TUSP Bauru

Maio 2019

Maio 2019

BLUE Eliana de Santana Dias 17 e 19/05 Sexta e domingo, 20h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Sala Jardel ilho Rua Vergueiro, 1.000 Dias 22, 23 e 24/05 Quarta a sexta, 19h30 CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA DA CIDADE DE SÃO PAULO Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro BLUE é inspirado na obra plástica do artista britânico Chris Ofili. Esta peça de dança traz uma reflexão poética sobre a cor azul, filtrada pelo blues, herança dos escravizados negros no Delta do Mississipi.

Maio 2019

Maio 2019

NAVALHA NA CARNE NEGRA Direção de José Fernando Peixoto de Azevedo Com Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos Dia 10/05 Sexta, 20h SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Dias 18 e 19/05 Sábado e domingo, 19h SESC PORTO ALEGRE A Sociedade Abolicionista de Teatro faz a montagem de um dos textos mais representativos do teatro brasileiro, Navalha na carne, de Plínio Marcos. A obra, que completou 50 anos, é tida como um clássico do “teatro marginal”.

Maio 2019

Maio 2019

TERRENAL – O PEQUENO MISTÉRIO ÁCRATA Direção de Marco Antonio Rodrigues Com Fernando Eiras, Celso Frateschi, Danilo Grangheia Dia 17/05 Sexta, 20h SESC SÃO CARLOS Dia 18/05 Sábado, 20h SESC ARARAQUARA Em um fracassado loteamento, Caim e seu irmão Abel desenvolvem uma versão conturbada do mito bíblico: a dialética história entre o sedentário e o nômade. Dois irmãos sempre em peleja que compartilham um mesmo terreno baldio dividido e que jamais poderão construir uma morada comum.

Maio 2019

Maio 2019

SINGULARIDADES Mercearia de Ideias+Luiz Bongiovanni Dia 17/05 Sexta, 21h SESC BOM RETIRO Como você responderia à pergunta: Quem é você? Diria seu nome, idade, talvez sua qualificação profissional… ou então listaria a altura, peso, cor dos olhos e cabelos… mas será que essa lista de descrições realmente responde à questão: Quem é você? O que faz você único, o que te diferencia do resto do mundo? Por que?

Maio 2019

Maio 2019

PARA TODOS OS SEGUINTES Keyzetta Cia Circulação Proac Dia 16/05 Quinta, 15h TEATRO MUNICIPAL DR. ARMANDO DE RÉ Rua Gen. Francisco Glicério, 1354 – Suzano/SP Quatro pessoas dançam ao som da doce composição musical executada pela guitarra ao vivo, num jogo cênico de movimento, brincando com as possibilidades da mágica.

Maio 2019

Maio 2019

NINHOS Balangandança Cia. Dia 12/05 Domingo, 14h SESC INTERLAGOS Parte da ideia do lugar onde tudo começa e pode retornar. Vai… e vem. Voa, salta, corre. Volta para o aconchego, o alimento, a segurança. Imagens e poesias de movimento apresentam “ninhos” como lugar de apoio e base para os vôos, descobertas, passeios.

Maio 2019

Maio 2019

JAM 20! Balangandança Cia. Dia 11/05 Sábado, 14h SESC SANTANA Uma jam para crianças de todas as idades. Um espaço para compartilhar movimentos, brincadeiras, sons e poesia.

RISO_KEYZETTACIA

RISO_KEYZETTACIA

RISO Versão espaço aberto key zetta e cia Dia 11/05 Sábado, 18h SESC BOM RETIRO Uma peça de dança que cria lugar para uma materialidade do riso enquanto acontecimento no corpo. O que se passa nos corpos e no espaço quando o riso ri, num território fronteiriço onde emergem e dançam variações de sentidos – é o que propõe o espetáculo, dirigido por Key Sawao e Ricardo Iazzetta.

Maio 2019

Maio 2019

FORMAS BREVES Lia Rodrigues Companhia de Danças 15 e 16/05 TANZTAGE 2019 FABRIK GROBE BÜHNE Postdam, Alemanha FORMAS BREVES é uma esquina imaginária onde acontece o improvável encontro de dois criadores: o alemão Oskar Schlemmer (1888-1943), um dos fundadores do movimento de design e arquitetura Bauhaus, e Ítalo Calvino (1923-1985), um dos maiores nomes da literatura italiana. Em comum entre os dois, a discussão do homem e seu futuro e a investigação das estruturas por trás da obra artística.

Maio 2019

Maio 2019

FÚRIA Lia Rodrigues Companhia de Danças 02 e 03/05 TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO Porto, Portugal 07 e 08/05 HAUS2 Berlim, Alemanha 20 e 21/05 INTERNATIONALES FESTIVAL FÜR ZEITGENÖSSISCHEN 2019 MUFFATHALLE Munique, Alemanha 24, 25, 26 e 27/05 THÉÂTRE NATIONAL WALLONIE-BRUXELLES Bruxelas, Bélgica 01, 02 e 03/06 WIENER FESTWOCHEN 2019 ODEON THEATER Viena, Áustria

Maio 2019

Maio 2019

BLACK BRECHT E SE BRECHT FOSSE NEGRO? Coletivo Legítima Defesa Dir. Eugênio Lima ESTREIA Dias 18, 20, 21, 24 a 28/04 De 01 a 05/05 Quinta, sexta e sábado 21h, domingos e feriados 18h SESC POMPÉIA LIVREMENTE INSPIRADA NA PEÇA O JULGAMENTO DE LUCULUS, DE BERTOLD BRECHT. Perante o Supremo Tribunal do Reino das Sombras apresenta-se Luculus Brasilis, o general-civilizador, que precisa prestar contas da sua existência na terra para saber se é digno de adentrar no Reino dos Bem-Aventurados.

Abril 2019

Abril 2019

CARANGUEJO OVERDRIVE Aquela Cia Programa Petrobras Distribuidora de Cultura BELÉM Dias 13 e 14/04 Sábado e domingo, 20h TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS R. Cônego Jerônimo Pímentel, nº 546 –Belém/PA TERESINA Dias 26 e 27/04 CAMPO ARTE CONTEMPORÂNEA Rua padre josé rego, 2660 - Teresina/PI Caranguejo Overdrive é um espetáculo musical ambientado em 1868, no contexto da Guerra do Paraguai. De sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat, narra a trajetória de Cosme, um combate

Abril 2019

Abril 2019

NAVALHA NA CARNE NEGRA Direção de José Fernando Peixoto de Azevedo,com Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos Dias 03 e 04/04 Quarta e quinta, 21h FESTIVAL DE CURITIBA Teatro Sesc da Esquina RuaVisc. do Rio Branco, 969, Curitiba Dia 27/04 Quarta, 20h SESC ARARAQUARA A Sociedade Abolicionista de Teatro faz a montagem de um dos textos mais representativos do teatro brasileiro, Navalha na carne, de Plínio Marcos. A obra, , é tida como um clássico do “teatro marginal"

Abril 2019

Abril 2019

NINHOS Balangandança Cia. Dias 20, 21, 27 e 28/04 Sábado e domingo, 16h SESC 24 DE MAIO Parte da ideia do lugar onde tudo começa e pode retornar. Vai… e vem. Voa, salta, corre. Volta para o aconchego, o alimento, a segurança. Imagens e poesias de movimento apresentam “ninhos” como lugar de apoio e base para os vôos, descobertas, passeios.

Abril 2019

Abril 2019

NINHOS Balangandança Cia. CIRCUITO SESC DE ARTES 2019 5/04 | Barretos: Praça Francisco Barreto 6/04 | Sertãozinho: Praça 21 de Abril 7/04 | Jaboticabal: Esplanada do Lago 12/04 | Dourado: Praça da Igreja 13/04 | Ibitinga: Praça João Abrão 14/04 | Jaú: Parque do Rio Jaú Horário da programação completaem cada cidade: das 16h às 21h30 Maiores informações no site: circuito.sescsp.org.br

Abril 2019

Abril 2019

PARA TODOS OS SEGUINTES Keyzetta Cia Circulação Proac Dia 07/04 Domingo, 11h SESC ARARAQUARA Dia 13/04 Sábado, 16h SESC RIBEIRAO PRETO Dia 26/04 Sexta, 17h TEATRO MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO Av. Dr. Altino Arantes, 2, São Sebastião/SP Quatro pessoas dançam ao som da doce composição musical executada pela guitarra ao vivo, num jogo cênico de movimento, brincando com as possibilidades da mágica.

Abril 2019

Abril 2019

SPACE INVADERS Cia do Fubá Dia 07/04 Domingo, 17h SESC BELENZINHO De 26/04 a 31/05 Sextas, 19h SESC VILA MARIANA Space Invaders conta a história de Caio, um jovem inseguro e deprimido. A mãe dele é casada com o pai de Pedro, Vanessa e Luca, cuja mãe está passando por problemas psiquiátricos, os três se mudam para a casa de Caio, onde enfrentarão os problemas e a aventura de entrar no mundo adulto.

Abril 2019

Abril 2019

MARTA, ROSA E JOÃO Texto e direção: Malu Gali De 11/04 a 01/06 Quinta a sábado, 21h ESPAÇO PARLAPATÕES Praça Franklin Roosevelt, 158, SP A jovem Rosa descobre em uma consulta de tarô que está grávida. Ela decide, então, ir ao encontro de sua mãe em outra cidade para conhecer, enfim, a mulher que nunca quis ter contato com ela.

Abril 2019

Abril 2019

TERRENAL – O PEQUENO MISTÉRIOÁCRATA Direção de Marco Antonio Rodrigues Com Fernando Eiras, Celso Frateschi, Danilo Grangheia Dia 12/04 Sexta às 20h SESC CAMPINAS Dia 13/04 Sábado,19h SESC JUNDIAÍ Em um fracassado loteamento, Caim e seu irmão Abel desenvolvem uma versão conturbada do mito bíblico: a dialética história entre o sedentário e o nômade. Dois irmãos sempre em peleja que compartilham um mesmo terreno baldio dividido e que jamais poderão construir uma morada comum.

Abril 2019

Abril 2019

MANIFESTO TRANSPOFÁGICO De Renata Carvalho, Direção Luiz Fernando Marques SEMANA DE ARTE TRANS 2019 Dia 01/04 Segunda, 21h30 TEATRO SOLIS | Sala Zavala Muniz Reconquista S/N – Montevideu/ Uruguai A história do corpo travesti é narrada pela atriz Renata Carvalho. Em cena, ela lança um manifesto sobre o nascimento desses corpos, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude.

Abril 2019

Abril 2019

FÚRIA Lia Rodrigues Companhia de Danças Dias 04 e 05/04 Quinta e sexta, 21h FESTIVAL DE CURITIBA Teatro da Reitoria da UFPR Rua 15 de Novembro, 1299, Curitiba De que lugar estamos falando? Por que estamos falando? Sobre quem estamos falando? Como estamos falando? Para quem estamos falando? Clarice Lispector em "A paixão segundo GH", diz: ' O mundo só não me amedrontaria se eu passasse a ser o mundo. Se eu for o mundo, não terei medo.

Março 2019

Março 2019

MITsp 6a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo A BOBA Wagner Schwartz ESTREIA Dias 17, 18 e 19, 22, 23 e 24/02 Horário 21h, domingo 20h TEATRO CACILDA BECKER R. Tito, 295 A relação entre o performer Wagner Schwartz e a obra A Boba, de Anita Malfatti é o ponto de partida do espetáculo. O espetáculo é uma coprodução entre a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) e a Corpo Rastreado.

Março 2019

Março 2019

MITsp 6a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo MANIFESTO TRANSPOFÁGICO Renata Carvalho ESTREIA Dias 20, 21 e 22/03 Quarta às 20h Quinta e sexta |2 sessões| 18h e 20h TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi A história do corpo travesti é narrada pela atriz Renata Carvalho. Em cena, ela lança um manifesto sobre o nascimento desses corpos, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude.

Março 2019

Março 2019

MITsp 6a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo ALTAMIRA 2042 Gabriela carneiro da Cunha ESTREIA Dias 19, 20 e 21/03 Terça às 20h Quarta e quinta |2 sessões| 17h e 21h CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA DE SÃO PAULO Baixos do Viaduto do Chá, Galeria Formosa s/n Altamira 2042 é uma instauração sonora composta por caixas de som que amplificam testemunhos diversos sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte.

Março 2019

Março 2019

MITsp 6a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo PROTOCOLO ELEFANTE Grupo Cena 11 Cia de Dança Dias 23 e 24/03 Sábado 20h, e domingo 19h TEATRO POPULAR DO SESI Avenida Paulista, 1313 Protocolo Elefante propõe uma metáfora de separação e exílio a partir da ação de afastamento e de isolamento do elefante na iminência de sua morte.

Março 2019

Março 2019

ENCHENTE Flavia Pinheiro Dia 16/03 sab 20h SESC SOROCABA Dias 22, 23 e 24/03 Sex e sábado 20h, e domingo 17h SESC BELENZINHO Baseado no conto de Hermilo Borba Filho, o espetáculo Enchente, dirigido por Flávia Pinheiro, a montagem propõe um jogo entre materiais e os corpos das três performers presentes numa partitura aberta à improvisação que se articula à projeção de vídeos. Nas imagens, vemos recortes de filmes experimentais de cineastas como Jonas Mekas e Carolee Schneemann

Março 2019

Março 2019

A PRÓXIMA ESTAÇÃO Cacá Carvalho De 30/03 a 07/04 Sábado 18h30 e domingo 17h30 TEATRO SÉRGIO CARDOSO Sala Paschoal Carlos Magno Rua Rui Barbosa, 153 Em um espetáculo “para ler”, Cacá Carvalho está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal, cheio de ironias, poesias, conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido.

Março 2019

Março 2019

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS, RAINHA DO CÉU De Jo Clifford, Direção e tradução Natália Mallo, com Renata Carvalho Dias 26, 27 e 28/03 Terça a quinta, 20h 27/03 Q&A com Renata Carvalho e Jo Clifford após a peça BALLHAUS NAUNYNSTRASSE Endereço: Naunynstrasse, 27 - 10997 Berlin E se Jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti? O espetáculo é uma mistura de monólogo e contação de histórias em um ritual que mostra Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero.

Março 2019

Março 2019

2X2 =5 O HOMEM DO SUBSOLO Cacá Carvalho Dias 26 e 27/03 Terça e quarta, às 19h30 TEATRO SÉRGIO CARDOSO - Porão Rua Rui Barbosa, 153 “2x2=5 O Homem do Subsolo”, resultado de um trabalho de transposição para teatro do romance “Memórias do Subsolo” Escrito por Fiódor Dostoiévski, questiona o auto respeito e a sinceridade humana, numa reflexão sobre as estranhezas de cada um, guiando o espectador em direção a uma descida escura na sua consciência.

Março 2019

Março 2019

COLEÇÕES DE IMPREVISTOS E ENIGMAS Tom Monteiro Dias 23 e 30/03 Sábados às 21h30 SESC AVENIDA PAULISTA Por coleções entende-se uma prática de organizar formas musicais que pela natureza de colapsar a memória encontra no imprevisível, vazio e acidental o elo com o essencial. Nesse concerto para Theremin, Sintetizadores Modular, Objetos eletroacústicos, sequenciador e Litarra, a memória é o vazio, a possibilidade estrutura, fazendo disso uma potência para a percepção.

Março 2019

Março 2019

PARA TODOS OS SEGUINTES Keyzetta Cia Circulação Proac Dia 14/03 (quinta) 15h TEATRO MUNICIPAL DR. ARMANDO DE RÉ - Suzano Dia 30/03 (sábado) 16h SESC PIRACICABA Quatro pessoas dançam ao som da doce composição musical executada pela guitarra ao vivo, num jogo cênico de movimento, brincando com as possibilidades da mágica.

Março 2019

Março 2019

PRESENTE! FEITO DA GENTE Balangandança Cia Dia 17/03 Domingo às 16h SESC CAMPINAS "Presente! Feito da gente" é uma aventura de movimentos-danças e surgidas do encontro entre corpo e natureza, que abre espaço para o imaginário de forma lúdica, delicada e sensível.

Março 2019

Março 2019

CELESTE Marina Guzzo Dias 08, 09 e 10/03 Sexta às 17h, no Largo da Batata Sábado e domingo 16h, no Sesc SESC PINHEIROS Celeste - Cosmologia de um salto. O salto, ou o gesto de saltar, tornou-se dispositivo para interrogar a finitude e a atual condição de tempo e de espaço em que vivemos no Antropoceno. É na relação com a pedra e o pó, da cidade e da natureza, que o salto e seus vários desdobramentos criam uma ação uma experiência de empatia, ritual e transformação.

Março 2019

Março 2019

CARANGUEJO OVERDRIVE Aquela Cia Dias 30 e 31/03 Sábado e domingo, 20h TEATRO DO CENTRO CULTURAL UFG Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário, Goiânia Caranguejo Overdrive é um espetáculo musical ambientado em 1868, no contexto da Guerra do Paraguai. De sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat, narra a trajetória de Cosme, um combatente.

GEOPOÉTICAS DO SUL

GEOPOÉTICAS DO SUL

O Centro de Referência da Dança realiza o Geopoéticas do Sul – Encontro Latino-americano de Criação e Gestão em Dança estruturado à partir do Encontro Latino-americano de Gestores de Dança – mobilidade, identidades e estratégias de cooperação, criado e produzido pela Cooperativa de Dança em 2016. Ao longo de toda a programação serão discutidos temas a partir dos seguintes grupos de trabalho: Residências Artísticas; Espaços Compartilhados; Plataformas e Redes de Difusão. crdsp.com.br/geopoetica

Fevereiro 2019

Fevereiro 2019

FILMINHO De Natália Malo Biblioteca Viva Circulação Bibliotecas de SP 16/02 11h| Alceu Amoroso Lima 17/02 11h| Brito Broca 19/02 14h30| Mário Schenberg 20/02 14h| Álvares de Azevedo 21/02 10h| Cora Coralina 23/02 11h| Hans Christian Andersen 24/02 11h| Monteiro Lobato 25/02 15h| Viriato Correa 26/02 14h30| Belmonte 28/02 09h30| Affonso Taunay O espetáculo se propõe a apresentar o repertório, o imaginário e as histórias de um recorte da produção cinematográfica recente.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

DOMÍNIO PÚBLICO Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz Dia 06/02 Qua às 20h GALPÃO DA CASA 1 R Adoniran Barbosa, 151 Dias 22 a 24/02 Sex e Sáb, 21h e dom, 20h TUSP Em 2017, os artistas foram objeto de acalorados debates em torno da liberdade de expressão, censura e limites na arte. Nesta peça, os quatro se colocam diante do público – sem a intermediação de plataformas digitais - com microfones abertos para amplificar o que sabemos sobre aquilo que pensamos.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

LAS ORIENTALES Natalia Mallo e Paula Cohen Dias 22, 23 e 24/02 Sexta 21h30, sábado 19h30 e domingo 18h30 SESC IPIRANGA Nesta noite de protagonismo feminino uruguaio e poético vamos ouvir o canto de Delmira Agustini,Idea Vilariño e de Marosadigiorgio. Grandes artistas rio-platenses feitas de asas,que driblaram as gaiolas da desigualdade bradaram palavra e às vezes pagaram com a vida. Estarão Paula Cohen e Natalia Mallopara dar voz a obra dessas mulheres.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

MÚSICA PARA VER Eliana de Santana De 20/02 a 01/03 De quarta a sexta, 20h OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE Rua Três Rios, 363 Deste ato simples e primordial, surge o movimento, e a partir dele, estados corporais e poesia cênica. As canções, delicadamente selecionadas a partir do vasto repertório da música popular brasileira, reafirmam o interesse pela literatura (e pela palavra). Partindo da escrita musicada, poemas se reinventam e se refazem no corpo da intérprete e na cena.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

NINHOS Balangandança Cia Dia 10/02 Domingo às 15h30 SESC RIO PRETO Parte da idéia do lugarondetudocomeça e poderetornar. Vai… e vem. Voa, salta, corre. Volta para o aconchego, o alimento, a segurança. Imagens e poesias de movimentoapresentam “ninhos” comolugar de apoio e base para osvôos, descobertas, passeios.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

O TAL DO QUINTAL Balangandança Cia Dia 09/02 Sábado às 16h30 SESC SÃO CARLOS Brincadeiras, medos e sonhos do universo infantil, transformam o espaço do quintal, num jogo constante.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

GAGÁ Cia Bendita De 20/01 a 24/02 Domingos, 12h TEATRO SERGIO CARDOSO Sala Paschoal Carlos Magno Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista/SP A peça, uma comédia do absurdo para todas as idades, falas obre o tempo, o movimento circular da vida, a velhice e a infância. Enquanto esperam a visita de seu cuidador, Lelé e Tantã se divertem alternando humor, memória e lirismo. Vivem felizes num espaço sem portas nem janelas e hoje prepararam uma surpresa para o Sr. Gagá.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

RISO Key Zetta e Cia Dia 08/02 Sexta às 20h SESC CAMPINAS Uma peça de dança que cria lugar para uma materialidade do riso enquanto acontecimento no corpo. O que se passa nos corpos e no espaço quando o riso ri, num território fronteiriço onde emergem e dançam variações de sentidos – é o que propõe o espetáculo, dirigido por Key Sawao e Ricardo Iazzetta.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS – RAINHA DO CÉU De Jo Clifford Direção e Tradução Natália Mallo Com Renata Carvalho Dia 05/02 Terça às 20h 2ª Semana da Visibilidade Trans da Casa 1 TEATRO OFICINA UZYNA UZONE Viaduto Jaceguai, 520 E se Jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti? O espetáculo é uma mistura de monólogo e contação de histórias em um ritual que mostra Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

NEVA Isso Não É Um Grupo Dias 07, 08 e 09/02 Quinta e sexta, 20h e sábado, 18h OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro/SP No inverno de 1905, em São Petesburgo, a atriz Olga Knipper, primeira atriz do Teatro de Arte de Moscou, fundado por Stanislavski, vive o luto da morte de seu marido, o dramaturgo Anton Tchekhov, e com os atores Masha e Aleko tenta prosseguir o ensaio da peça “O Jardim das Cerejeiras”, último texto escrito pelo esposo.

FEVEREIRO 2019

FEVEREIRO 2019

DEZEMBRO Isso Não É Um Grupo De 31/01 a 02/02 Quinta e sexta, 20h e sábado, 18h OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro/SP O premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón nos transporta para uma ceia de Natal de 2020 durante uma guerra fictícia na América Latina.

JANEIRO 2019 | Estreia

JANEIRO 2019 | Estreia

GAIVOTA: QUAL O GESTO DE UM SONHO? Heterônimos Coletivo de Teatro De 11/01 a 10/02 Sexta e sábados, 21h30 Domingos e feriados, 18h30 SESC BELENZINHO Com uma dramaturgia criada coletivamente a partir das investigações da obra “A Gaivota” de Tchékhov o coletivo move, em um espaço reorganizável da cena, uma ação coletiva que se aproxima da questão: Qual o gesto de um sonho?

JANEIRO 2019 | Estreia

JANEIRO 2019 | Estreia

MARTA, ROSA E JOÃO Texto e direção: Malu Gali De 17/01 a 23/02 Quinta a sábado, 20h SESC PINHEIROS A jovem Rosa descobre em uma consulta de tarô que está grávida. Ela decide, então, ir ao encontro de sua mãe em outra cidade para conhecer, enfim, a mulher que nunca quis ter contato com ela. A história da peça é contada de forma singular: a consulta de tarô determina quais cenas e em qual ordem elas serão apresentadas naquela sessão.

JANEIRO 2019 | Estreia no Brasil

JANEIRO 2019 | Estreia no Brasil

TRRR Thiago Granato De 17 a 20/01 Qui a sáb, 21h Domi, 18h SESC PAULISTA Dia 31/01 Quinta às 20h30 SESC RIBEIRÃO PRETO Trrr é um chamado para uma dimensão espacial e temporal da realidade na qual o passado está localizado na frente do corpo e o futuro atrás dele. Uma zona onde entidades arcaicas podem se manifestar, como nunca vistas e ouvidas antes.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

TRANÇA Trilogia Thiago Granato Dia 13/01 Domingo, 18h SESC PAULISTA Através de uma coreografia de mãos, Thiago Granato acelera processos de transformação nos quais diferentes forças são traduzidas em signos, promovendo uma investigação sobre o poder do corpo em criar contextos onde ele possa detectar novos modos de habitar, comunicar, transitar e se reinventar.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

TREASURED IN THE DARK Trilogia Thiago Granato Dias 11 e 12/01 Sexta e sábado, 21h SESC AVENIDA PAULISTA Treasured in the Dark conduz o público numa jornada onde presenças humanas e não humanas possam ser sentidas. Usando o próprio corpo como veículo, Thiago Granato se transforma numa interface através da qual uma trans-comunicação acontece.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

OFICINA IMPROVISAÇÃO/AÇÃO/SENTIDOS/ COMPOSIÇÃO Com Dudude Herrmann De 29/01 a 01/02 Terça a sexta, das 15h às 18h SESC POMPEIA Inscrição: interessados devem enviar carta de interesse no oficinascenicas@pompeia.sescsp.org.br com o título "Dudude" até o dia 20/01. Vagas limitadas A proposta da oficina é criar estímulos para a composição via a escuta sensível de cada acontecimento. Através de exercícios físicos ativados pelos sentidos aquecendo o corpo e o espaço para sessões de improvisação.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

BAQUE VIRADO Angelo Madureira e a Orquestra de Alfaias Dia 26/01 Sábado, 16h SESC PARQUE DOM PEDRO Inspirado nos movimentos das danças populares brasileiras, Ângelo Madureira utiliza um conceito criado por ele denominado de passo-patrimônio (coleção de habilidades de um corpo) que utiliza como ponto de partida as habilidades patrimoniais das danças populares brasileiras, para formação em dança. O show chama o público a criar junto, abrindo em determinados momentos espaços para estar junto.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

CELESTE [COSMOLOGIA DE UM SALTO] Marina Guzzo Dia 26/01 Sábado, 17h SESC JUNDIAÍ Do encontro com um objeto - uma pedra - engajamos um único gesto - o salto - para criar um campo de interesse, onde os corpos em movimento podem propor ações políticas na cidade e na natureza, na memória e no esquecimento, na vida e na morte.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

NINHOS Balangandança Cia Dia 26/01 Sábado, 16h SESC RIBEIRÃO PRETO Parte da idéia do lugar onde tudo começa e pode retornar. Vai… e vem. Voa, salta, corre. Volta para o aconchego, o alimento, a segurança. Imagens e poesias de movimento apresentam “ninhos” como lugar de apoio e base para os vôos, descobertas, passeios.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

A PRÓXIMA ESTAÇÃO Com Cacá Carvalho Dia 25/01 SESC TERESÓPOLIS 26/01 SESC FRIBURGO Dia 27/01 SESC QUINTANDINHA De 31/01 a 24/02 Quarta a domingo, 20h SESC COPACABANA Em um espetáculo “para ler”, Cacá Carvalho está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal, cheio de ironias, poesias, conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido.

JANEIRO 2019

JANEIRO 2019

TERRENAL – O PEQUENO MISTÉRIO ÁCRATA Direção de Marco Antonio Rodrigues Com Fernando Eiras, Celso Frateschi, Danilo Grangheia De 11/02 a 24/02 Sexta e sábado, 21h Domingo, 20h CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Em um fracassado loteamento, Caim e seu irmão Abel desenvolvem uma versão conturbada do mito bíblico: a dialética história entre o sedentário e o nômade. Dois irmãos sempre em peleja que compartilham um mesmo terreno baldio dividido e que jamais poderão construir uma morada comum.

DEZEMBRO 2018

DEZEMBRO 2018

RISCO FESTIVAL Festival multilinguagem com foco no risco artístico: qual a resposta da arte aos problemas do nosso tempo? As temáticas dialogam com subjetividades sociais em risco: gênero e sexualidade, corpos dissidentes, negritude, questão indígena, classe, infância, velhice e deficiência, em obras que propõem novos imaginários e possibilidades construtivas para estas questões. O evento acontece de 6 a 16/12 em diversos espaços da cidade. Toda programação e informações: riscofestival.com

FEVEREIRO 2020

BAQUE VIRADO GAÂM Grupo Ana Catarina e Angelo Madureira De 02 a 16/02 Domingos, 14h e 16h ITAÚ CULTURAL Av. Paulista, 149 O dançarino Ângelo Madureira, acompanhado do batuque das alfaias – instrumentos também chamados de bombo ou zabumba – traz Baque Virado, espetáculo inspirado nos movimentos das danças populares brasileiras, como o maracatu. A apresentação se baseia no conceito de passo-patrimônio, criado por Ângelo e que designa a coleção de ações de que um corpo é capaz.

Go to link