MERCEARIA DE IDÉIAS

ESPETÁCULOS EM CIRCULAÇÃO

As Fábulas de La Fontaine (2019)

Singularidades (2018)

Breve Compêndio (2015)

Clique na foto para maiores informações

www.png
  • Facebook
  • Instagram

O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias surgiu como grupo de pesquisa dedicado ao refinamento da construção cênica através do encontro da performance técnica com o conteúdo sensível, sempre refletindo na criação em dança, a comunicação direta com o espectador e as possibilidades existentes nesta relação, abordando temas atuais de modo poético, e dialogando claramente com a sociedade contemporânea.

No início de janeiro de 2009, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias iniciou seus processos de pesquisa sob o orientação do coreógrafo e diretor artístico Luiz Fernando Bongiovanni. Dentro dos encontros propostos o núcleo desenvolveu metodologia de trabalho própria, ligada à pesquisa que foi desenvolvida por Bongiovanni ao longo de sua carreira, reunindo suas experiências pessoais e vivências artísticas. A criação em dança parte da valorização do movimento descoberto nas possibilidades de cada intérprete, dentro das propostas de criação específicas e das ferramentas de improvisação.

O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias é hoje uma plataforma de colaboração de artistas para pesquisa e experimentos em dança contemporânea, teatro e musica. O grupo tem trabalhado consistentemente desde 2009 com uma série de produções viabilizadas por apoios governamentais, tanto para a produção quanto circulação.

Desde que voltou ao Brasil, em 2004, depois de uma extensa carreira em companhias oficias na Europa, Bongiovani coordena projetos culturais com ênfase em coreografia, direção de movimento ou com viés pedagógico na condução de oficinas de Improvisação e Composição.