ULTRAVIOLETA_S

ESPETÁCULO EM CIRCULAÇÃO

Há Dias Que Não Morro (2019)

Adeus Palhaços Mortos (2016)

Clique na imagem para maiores informações 

ultraVioleta_s é um grupo composto por três mulheres que atuam em diferentes áreas: atrizes, gestoras, diretoras artísticas, iluminadoras, editoras de vídeo e fotógrafas. Interessadas na intersecção de diferentes linguagens artísticas, hoje investigam a relação entre teatro, arte tecnologia, programação, vídeo arte e espaço urbano. Tematicamente as integrantes se debruçam, atualmente, em questões ligadas a formas não hegemônicas de existência na Terra, sendo elas humanas, vegetais ou animais e pelo tema da vigilância digital, Big Data e Data Commons, para criarem suas obras.

Mas tudo começou bem diferente, a companhia surgiu em 2007 chamada Academia de Palhaços na UNICAMP e por sete anos pesquisou a linguagem do palhaço e do circo teatro brasileiro. Em 2016, com a criação do espetáculo Adeus, Palhaços Mortos, o grupo ressignificou o mergulho no teatro popular e verticalizou a intersecção entre teatro e artes visuais. Em 2019, criou o espetáculo Há Dias Que Não Morro que desdobrou a mesma busca estética ao discutir os aprisionamentos contemporâneos e colocou em cena uma dramaturgia inédita. O espetáculo estreou no Festival Internacional de Antália, na Turquia e teve temporada de estreia no Brasil no Sesc Pompeia. Com carreira internacional marcada também pela participação no World Stage Design em Taiwan, em 2017, e em outros dois festivais de teatro na Turquia, em 2018, (Trabzon e Antália) e alguns prêmios acumulados (Shell, APCA, Aplauso Brasil e outros), 

o grupo busca provocar fissuras artísticas no cotidiano que desequilibrem o espectador e lembrem-no de sua condição humana.

  • Facebook
  • Instagram