CIA LIVRE
ESPETÁCULO EM CIRCULAÇÃO
TRÍPTICO: A MORTE DA ESTRELA (2022)
Nosso Fim é uma Passado Distante (2021)
Os uns e os outros (2019)
Clique na foto para maiores informações
A cia. livre trabalha coletivamente desde 1999, desenvolvendo uma práxis teatral cujo cerne reside na criação de processos de estudo, pesquisa e criação, abertos ao público.
Em 2006, inicia estudo e criação dramatúrgica e cênica sobre narrativas ameríndias, com o projeto “Estudo Público - Mitos de Morte e Renascimento [povos ameríndios]”, contemplado pela 8ª edição da lei de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo, que origina o espetáculo “Vem Vai – O Caminho dos Mortos” (2006/2009), texto de Newton Moreno em processo colaborativo com a Cia. Livre, a partir de narrativas de morte de oito povos ameríndios. Ali, a antropologia torna-se uma parceira, enquanto a antropofagia ganha espaço como tema central e, ao mesmo tempo, modus operandi.
Contemplado com o Prêmio Cleyde Yáconis, o projeto da Cia. Livre "Os Um e os Outros–Livre adaptação de 'Os Horácios e os Curiácios', de Bertolt Brecht, com foco na questão dos povos ameríndios e suas muitas lutas por sobrevivência cultural no brasilde hoje" teve início em janeiro de 2019 (construído em parceria com a Cia. Oito Nova Dança).
Em 2021 são realizadas 10 apresentações virtuais seguidas de debate para estudantes e educadores de escolas públicas da etec de artes da cidade de São Paulo e a peça é convidada a participar do 28°Fitu-Festival Internacional de Teatro Universitário, da Unam-Universidad Autônoma de México.
O grupo segue suas pesquisas com o projeto "Fim de Mundo e o Que Vem Depois: uma performance audiovisual com 7 tentativas".