top of page

COLETIVO OCUTÁ

Clique na foto para maiores informações 

Espetáculos em Circulação:

O Avesso da Pele (2023)

  • Instagram

Em pesquisa desde 2020, o COLETIVO OCUTÁ é composto por quatro artistas pesquisadores negros com menos de trinta anos. São eles: Vitor Britto, Marcos Oli, Bruno Rocha e Alexandre Ammano .

É com o desejo de aprofundar suas vivências cênicas e empretecer as diversas funções criativas dentro do campo das artes da cena, que o COLETIVO OCUTÁ tem como objetivo preservar as  potências e narrativas da população negra brasileira, a afetividade e ressignificar olhares para os corpos em cena, bem como na obra “O Avesso da Pele”. 

Em 2020 o coletivo entrou em contato com o livro e se reconheceu nos debates abarcados pela obra literária. Suas experiências de vida são contempladas enquanto linguagem narrativa pelas palavras de Jeferson Tenório. Os atores se reconhecem como representantes de tais experiências traçadas no livro, gerando um processo de aproximação das subjetividades dos artistas com a obra diante da realidade social brasileira onde residem.   

A partir desse encontro com a obra o coletivo decide entrar em contato com Tenório, expondo o desejo de realizar a sua montagem teatral, trazendo a história do livro para o espaço cênico. Diante da importância artística literária, da ação efetiva contra o racismo estrutural, pela manutenção deste coletivo artístico que retrata a diversidade brasileira o grupo defende a relevância desse projeto para a sociedade brasileira.

bottom of page