COMUNICAÇÃO E PÚBLICOS NAS ARTES CÊNICAS: PISTAS PARA UM NOVO CENÁRIO

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

                                         DATAS DOS ENCONTROS ONLINE

27.05, 03.06, 10.06, 17.06, 24.06, 01.07 e 08.07 (4as feiras), das 19h às 21h.

PROPOSTA DO CURSO

A crise do coronavírus evidenciou diversas questões que ainda podem ser melhor trabalhadas no setor cultural. Entre elas, o desenvolvimento de ações no ambiente online e os processos de comunicação e relações com os públicos, duas bases cada vez mais fundamentais para se pensar na sustentabilidade de qualquer área, projeto ou ideia. O curso pretende propor aos participantes um olhar sistêmico que engloba diversas dimensões relacionadas às estratégias de comunicação, considerando que essas dinâmicas têm sido cada vez mais impactadas pelos meios digitais.

A pandemia do novo coronavírus e os impactos que ela traz (e ainda poderá trazer) para a cultura e as artes cênicas também serão abordados. Não num sentido de tentarmos prever o futuro, mas de entendermos, a partir da análise de informações e tendências que já temos, que possíveis cenários poderão se desenhar para os próximos tempos, no contexto da quarentena e seu pós.

CONTEÚDO

Módulo 1: os impactos da era digital na cultura

As reconfigurações nas cadeias produtivas da cultura e as mudanças nos comportamentos e hábitos de consumo dos públicos. 

Módulo 2: consumo e acesso

Consumo cultural no Brasil. Acesso à cultura: lacunas e desafios.

Módulo 3: o design da experiência para os públicos

Os fatores que interferem nos processos de gerar experiências positivas para os públicos. Meios para identificar perfis de públicos.

Módulo 4: comunicação de ações culturais

Comunicação x divulgação. Branding (gestão de marca) na área cultural. Humanização e storytelling como ferramentas de conexão.

Módulo 5: os possíveis cenários pós-quarentena

As tendências de comportamento, consumo e tecnologia que já estão sendo desenhadas e poderão impactar o setor cultural. Como pensar públicos e serviços num cenário de futuros incertos. 

PARA QUEM O CURSO É DESTINADO

Pessoas que atuam nas artes cênicas, mais especificamente com teatro, dança e performance (como artistes, produtorxs, gestorxs, integrantes de coletivos ou integrantes de equipes de espaços/instituições culturais).

COMO SERÁ O CURSO

Cada módulo terá a seguinte estrutura:

1 - Uma semana antes do encontro online, será disponibilizado o material respectivo, que poderá ser composto por vídeos, textos e indicações de leitura ou vídeos disponíveis gratuitamente na internet. Haverá ainda propostas de reflexões feitas pelo fomentador.

2 - Será realizado um encontro online semanal, na plataforma Zoom, onde o fomentador debaterá com a turma o tema do módulo e os materiais previamente enviados (para quem ainda não está familiarizadx com o sistema, será enviado um e-mail posteriormente com as instruções de acesso). 

3 - Cada participante terá uma sessão de mentoria com a produtora Gabi Gonçalves, em horários que serão combinados durante o curso.

Ou seja, é fundamental que cada participante se comprometa a reservar um tempo semanal para acessar o material do módulo. Estimamos que esse tempo total possa variar entre 2h e 4h, conforme os materiais e a dinâmica pessoal de cada um.

Os materiais escritos serão disponibilizados para download. Os vídeos de cada módulo ficarão disponíveis para serem revistos até um mês após o término do curso.
 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

As inscrições são gratuitas.

As pessoas interessadas deverão preencher uma ficha de inscrição online https://bit.ly/2L2qTkP, até o dia 18.05.

Como o número de vagas é restrito (20 vagas), haverá uma seleção, tendo como critério essencial formar uma turma diversificada em aspectos como faixa etária, localização geográfica, raça/etnia, identidade de gênero e perfil do trabalho artístico/cultural desenvolvido.

RESULTADO DA SELEÇÃO

A relação das pessoas selecionadas e suplentes será postada nesta página no dia 21.05. Nessa mesma data, as pessoas selecionadas receberão um e-mail e deverão confirmar sua presença para terem a vaga reservada. 

Clique aqui para ver os selecionado

CERTIFICADO

A Corpo Rastreado irá emitir um certificado de participação para aqueles que  tiverem 100% de presença nos encontros online. 

DÚVIDAS E OUTRAS INFORMAÇÕES

                    contato@corporastreado.com

FOMENTADORES